25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, por isso, o Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia promove campanhas em vários municípios estimulando a doação. Infelizmente, no Hemoba de Teixeira de Freitas, vê-se, por meio das campanhas realizadas em redes sociais, que o estoque costuma ficar abaixo do ideal, sobretudo em épocas de feriados prolongados, em que as probabilidades de acidentes aumentam, por exemplo.
Mas, não há uma época, data específica para doar e sempre há pessoas precisando. Muitos temem, entretanto, não há razões para tal. Os 450 ml de sangue retirados, menos de 10% do volume total de um adulto, não afeta em nada a saúde do doador. No Brasil, diariamente, são necessárias, em média, 6.000 bolsas de sangue, desta forma, ser um doador assíduo é exercer cidadania. O país precisa que as pessoas entendam a necessidade da doação, independente de ter parente ou amigo precisando. Hoje, conforme o Ministério da Saúde, menos de 3% dos brasileiros doam regularmente.
Especialistas esclarecem que com uma única doação é possível salvar até quatro vidas e ajudar na manutenção de tantas outras. “O sangue é separado em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco. Após a realização dos testes laboratoriais, esses hemocomponentes são enviados aos hospitais para serem usados em pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico, para cirurgias, transplantes etc. O plasma excedente (que não foi utilizado nos pacientes) também poderá ser encaminhado à indústria de Hemoderivados – HEMOBRÁS, para produção de medicamentos que serão utilizados por pacientes portadores de doenças hemorrágicas” (Fundação Hemope).
A ausência de sangue nos estoques pode prejudicar o andamento de clínicas e hospitais, pois cirurgias e diversos procedimentos ficam inviáveis. Outro prejuízo grave é ao paciente oncológico em quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) em Teixeira de Freitas está localizada na rua Massanori Nagao, 355,Centro. Aproveite o momento e contribua. É a forma mais fácil e indolor de salvar vidas.
Para doar: ter entre 18 e 65 anos de idade; gozar de boa saúde; estar alimentado; pesar acima de 50 quilos; apresentar um documento de identidade com foto; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação; não ter realizado exercícios físicos antes da doação; não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses; evitar fumar 2 horas antes da doação; tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação; já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.
Quem não pode doar: gestante; quem tenha tido a doença de chagas ou contato com o inseto barbeiro; que tenha tido hanseníase; quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses; quem tenha ou tenha tido hepatite após os 10 anos de idade; quem tenha sífilis; quem seja epilético; usuário de drogas; quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos; aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido a mais de 12 meses.