Dia do Soldado na PMBA é marcado por homenagens e orgulho de vestir a farda

6

Orgulho em pertencer à PMBA, de vestir a farda e da trajetória diária de proteção da população. Foi com esse sentimento que os integrantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA) participaram da solenidade em homenagem ao Dia do Soldado, 25 de agosto, realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador.

Homenagens foram prestadas ao efetivo pelos relevantes serviços prestados à sociedade e à corporação, enaltecendo os valores e princípios institucionais e, principalmente, aqueles que se tornaram dignos de serem detentores das honrarias concedidas. Os atos da cerimônia foram acompanhados pelos acordes da Banda de Música da PM, reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia.

O Secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante geral da PM, coronel Magalhães, o subcomandante-geral, coronel Lopes, oficiais, praças, policiais militares da reserva e familiares estiveram presentes na solenidade.

A Medalha Valor de Tropa foi entregue a 238 integrantes da corporação, entre oficiais e praças, lotados na capital e interior. Já a Medalha de Platina foi concedida simbolicamente a 35 policiais militares da ativa e veteranos pelos 40 anos de serviços prestados.

O capitão Gildo, lotado na 30ª CIPM/Santa Maria da Vitória, e o cabo Eduardo, da 65ª CIPM/Feira de Santana foram condecorados com o Prêmio PM Padrão 2024, uma concessão anual, e escolhidos entre os 33 mil colaboradores da instituição. Eles receberam o reconhecimento das mãos das principais autoridades presentes e relataram a emoção.

“Para mim é uma honra imensa, satisfação e muito orgulho. Um reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo há 22 anos. Sempre vesti a camisa da unidade e da instituição. Valorizo muito a PMBA e prezo pela nossa imagem”, relatou o capitão que ingressou em 2003 como soldado até alcançar o oficialato.

Já o cabo Eduardo, com 20 anos de serviços prestados, revelou a responsabilidade deste mérito. “Sempre trabalhei na área operacional e é uma grande honra ser reconhecido por tantos anos de trabalho e dedicação. A responsabilidade agora triplica. Estou muito feliz!”, acrescentou.

O ingresso das mulheres na PMBA completa, em 2025, 35 anos e a instituição escolheu o Dia do Soldado para homenagear 23 pioneiras. A tenente Andréa Santos Brito foi uma delas. Ela ingressou como soldado aos 18 anos e hoje atua como oficial de dia do Quartel do Comando Geral (QCG), primeira mulher a ocupar essa função, responsável em gerenciar a rotina e segurança do QCG e tem sob o seu comando uma guarda composta por sargentos, cabos e os soldados.

“Desde criança dizia que seria militar e foram mais de 30 anos calçando coturno e embarcada em viatura. Tenho sentimento de dever cumprido”, afirma. Andréa já integrou diversas unidades operacionais, especializadas e táticas, a exemplo do Esquadrão Águia e Rondesp.

“Soldado é todo aquele que compõe uma tropa, vai do aluno-a-soldado ao coronel: a minha tropa da PMBA. Por isso é um dia especial. O soldado é a mola motriz da PMBA, quem efetivamente faz as coisas acontecerem. Nosso momento é de gratidão ao policial militar e por estarmos voltados sempre a fazer uma segurança pública cada vez melhor e de qualidade”, definiu o comandante-geral, coronel Magalhães ao agradecer e homenagear a tropa. Fonte: DCS PM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui