Dezembro Vermelho em foco: Brasil registra menor índice de mortes por HIV dos últimos 30 anos

188

Médico explica quais ações resultaram na queda de cerca de 13% entre 2023 e 2024. Vitória da Conquista também segue padrão nacional nos índices de mortes e infecções

Foto: Freepik

No mês em que o Brasil reforça a luta contra o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), profissionais da saúde comemoram resultados do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, mas o alerta se mantém. Segundo dados do Ministério da Saúde, 46.400 novos diagnósticos de HIV no Brasil. Desses, 2.665 foram registrados na Bahia.

Vitória da Conquista também segue a tendência nacional, registrando 197 casos diagnosticados em 2024 e outros 171 confirmados até outubro deste ano. Outro índice de queda compartilhado entre a cidade e o Brasil, é a queda nos dados de transmissão vertical do HIV, que é quando o vírus é transmitido de mãe para filho. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil mantém taxa abaixo de 2% da infecção em crianças ao nascer.

Apesar da queda progressiva de mortes pela doença no país, as infecções por HIV e outras ISTs seguem em ritmo preocupante, especialmente entre jovens e populações vulneráveis. Segundo o Dr. Vitor Argolo Borges, coordenador do internato médico da Afya Vitória da Conquista, maior grupo de educação e soluções médicas do Brasil, e que na Bahia está presente também em Salvador, Itabuna e Guanambi, “ O retorno de doenças antes controladas e a persistência de diagnósticos tardios expõem fragilidades da saúde pública. Desigualdades sociais, estigma, desinformação e dificuldade de acesso à prevenção continuam sendo entraves no combate às ISTs”.

Para o Dr. Vitor, a mudança desse cenário depende de uma tríade essencial: educação em saúde, ampliação da PrEP/PEP e início rápido do tratamento. “A combinação dessas estratégias tem potencial de reduzir novas infecções, garantir carga viral indetectável e promover qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV”, destaca o professor.

Sobre a Afya – A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.653 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

Informações para Imprensa

Darana RP

(71) 3342-3373

Flamarion Reis | Atendimento

(71) 98397-6882

[email protected]

Bianca Menezes | Atendimento

(77) 99972-3769

[email protected]

Lara Machado | Coordenação

(71) 99939-5293

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.