Denúncias de assédio derrubam mais um executivo da Caixa

144

Conselho de Administração aceita pedido de demissão de Celso Barbosa, considerado o número 2 da Caixa, após Metrópoles revelar denúncias

Após denúncia, TCU manda fiscalizar combate ao assédio na CaixaHugo Barreto / Metrópoles
A Caixa informou, por meio de nota na noite dessa sexta-feira (1/7), que o Conselho de Administração do banco acatou o pedido de demissão do vice-presidente de Negócios de Atacado, Celso Leonardo Barbosa, apontado como um dos principais auxiliares de Pedro Guimarães, que caiu após ser acusado de assediar moral e sexualmente funcionárias da instituição. As denúncias foram reveladas pelo colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

Celso Leonardo Barbosa, considerado o nº 2 da Caixa, apresentou carta de renúncia ao cargo. O executivo, que também é lutador de MMA, teria sido citado no processo de investigação sobre as denúncias de assédio sexual e moral. O banco tem 12 vice-presidências. Guimarães comandava o banco desde o início do governo Bolsonaro.

A defesa do vice-presidente do banco argumenta que o desligamento foi solicitado, “embora não conste absolutamente nada em seu desfavor”, “para que não se questione a imparcialidade das apurações”.

Reprodução/LinkedinCelso Leonardo Barbosa pediu demissão pós escândalo na Caixa
Celso Leonardo Barbosa pediu demissão pós escândalo na Caixa

Nova presidente toma posse

Daniella Marques Consentino, que era braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, assumiu, na noite dessa sexta, a vaga deixada por Pedro Guimarães. O nome da antiga secretária de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia foi também aprovado pelo Conselho de Administração da Caixa.

A posse oficial de Daniella deve ocorrer em cerimônia no Palácio do Planalto, na próxima terça-feira (5/7). Conforme revelado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu carta branca para a nova presidente da Caixa.

Desde 2 de fevereiro de 2019, Daniella Marques ocupava o cargo de secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Antes, atuou como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos de Guedes.

Daniella Marques é formada em administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e fez um MBA (modalidade de pós-graduação) em finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

Antes de entrar no governo, atuou no mercado financeiro por 20 anos, em gestão independente de fundos de investimentos. Foi também sócia-fundadora e diretora de fundos de investimento.

A relação profissional com Guedes teve início na Bozano Investimentos, empresa na qual os dois foram sócios. Como assessora do ministro, Daniella participava das decisões importantes e costumava ir, a mando de Guedes, para negociações com o Congresso e com o Palácio do Planalto.

Denúncias dobram
Denúncias de assédio moral ou sexual recebidas por ouvidorias de órgãos do governo federal, como as reveladas pelo Metrópoles e que resultaram na demissão do agora ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães, praticamente dobraram nos primeiros seis meses deste ano.

Entre 1º de janeiro e a última quarta-feira (29/6), foram registradas 704 denúncias desses tipos, segundo dados de painel da Controladoria-Geral da União (CGU) analisados pelo Metrópoles. Isso equivale a cerca de quatro queixas por dia.

Desse total, 545 tratam de assédio moral e 85 de assédio sexual. Por Márcia Delgado e Mariah Aqino / Metrópoles