Você já leu sobre os Puetanas? Trata-se de uma história triste – os índios brasileiros, excluída a pouca exceção, foram e estão sendo dizimados. O Brasil, através de seu órgão responsável, não cuida bem de nossos autóctones. Somos um País ingrato com os seus próprios nativos. Existem Tupinambás? Tupiniquins? Não, foram extintos… Quem os matou? A peste bubônica?
Por que tirar o indígena de seu habitat e deixá-lo ocioso em casas que não correspondem ao seu modus vivendi? O índio vive bem em choupana, que deve ser limpa, e não em casa modelo-homem branco. O índio gosta de oca que tenha marimbondo, onde possa criar ‘um macaquinho’, onde possa espichar uma rede, ter total liberdade, com um espaço onde faça um ‘churrasco de peixe’, onde tenha vez para fazer um curau, um beiju, e tudo o que possa ser derivado da mandioca, inclusive a cachaça (chamada tiquira), que, segundo estudiosos, vem da palavra nheengatu. Há outros nomes: cataia, canjinjim, mas tudo é cachaça derivada da mandioca.
Por que tirar o índio de seu ambiente e trazê-lo para a cidade sem lhe dar um ‘emprego’? Aqui, não é bem recebido, é visto como imundo, como improdutivo, povo que deveria morrer ou ficar simplesmente na floresta. Sim, o último modo de ver – este é compatível – deveria permanecer na floresta. Não adianta o Governo querer interferir, alterar o modus vivendi do índio.
Aqui, ele foi colocado numa escola? Ele recebeu instrução para ser um profissional? Por que o Governo pensa que, tirando o índio de seu local, de seu modo de viver, e lhe dando uma casinha, uma xícara de arroz, estaria ajudando-o? Assim, deixaria o índio em condições de viver bem? Que nada! O Governo está atrapalhando a vida do índio.
Ele tem um rio onde pescar, ele tem uma floresta onde possa matar uma zabelê, ele tem um local onde possa capturar uma capivara? Deixe o índio viver em seu local, Governo Brasileiro! Não interfira em seu ambiente nem em sua forma de viver ‘sua vida de indígena’! Dói a reportagem que mostra índios arredios, fugindo, e a TV dizendo que o Governo pretende capturá-los e civilizá-los… Civilizá-los como? Deixem-nos lá…
Os índios desocupados vivem total estresse, e isso os leva a buscar ‘refúgio’ e ‘proteção’ em cidades, que lhes jogam ‘pedras’ e os enxotam! “Miseráveis, imundos, inúteis” – seriam os adjetivos menores!
Onde vivem os Botocudos? Como é a vida dos Xavantes? Comparando essas duas etnias, os primeiros, como os Puetanas, foram dizimados, e os últimos conseguiram uma sobrevida relativa, mas nem todos conseguem. Parece que o povo Xingu sobreviveu; outros, não. Os Puetanas – nome pomposo – são tribo extinta na Amazônia, como dizimaram os Cariri, como dizimaram outras tribos em todo o Nordeste Brasileiro.
Há índios que cometem suicídio na região Centro-Oeste. De quem é a culpa? Do homem branco, que lhes levou DSTs e outros males. Levou-lhes a gripe, a varíola, a gonorreia, o medo, o terror, e a ociosidade, deixando-os incapacitados para a vida na selva.
Pense nisto – você tira de um homem camponês o machado e lhe dá uma casinha sem nada? Antes de lhe tirar o machado, dê-lhe uma caneta, um caderno, e o leve à escola; quando ele estiver pronto – se é que poderia chegar a esse estágio ou nível – você lhe tiraria o machado, que não pesa em seu ombro nem cansa seu braço – e lhe dá um escritório, uma profissão, ordenado, um emprego digno etc. Se isso não lhe pode dar, deixe-o quieto.
Que besteira! Dar um emprego público a um índio?! Isso não pode? Então, não interferisse, nem interfira, em sua vida… Deixe-o lá na floresta – lá ele é feliz…
De onde vêm os índios que perambulam, de quando em vez, aqui nas imediações do Mercado Municipal e na Praça da Bíblia? Vêm de Itanhém, vêm de Santa Helena de Minas? Certamente, vêm de uma reserva… e por que saem de lá? Porque não têm o que fazer. Tire um camponês de seu ambiente, de sua rocinha, e o confine em uma casinha sem um pé de feijão, sem um cacho de banana, sem um quintal, sem um ovo de galinha, que ele vai morrer mais cedo… Vai estressar-se, sucumbir-se ou entrar no mundo da cachaça.
Quer ajudar o camponês, dê-lhe um ambiente digno… que ele vai sobreviver, mas não o leve para morar no Palácio da Alvorada, que ele não vai se dar bem lá. A não ser que, antes, alguém o torne um doutor e lhe dê um cargo público.
Quer ver uma comparação? Se aqui não há reserva para os Machacali, então, que sejam levados para a Amazônia, e ao invés de ricos invadirem terras – e ninguém diz nada – ou as comprem por bagatelas – aumentando o Poder do Latifúndio no Brasil – que esse pedaço de terra seja dado a eles! Por que a floresta amazônica vem sendo dizimada cada vez mais? Porque ricos, através de grileiros, adquirem terra ou as compram por uma ninharia… E vão criar bois, e mais bois… Quem é o rico que está ‘reflorestando’ a Hileia Amazônica e praticando a retirada de árvores de forma planejada, chamada sustentável? Simplesmente, vão lá – como fizeram na época da Transamazônica – derrubam a mata!,aliás, pagam um salário de fome para peões derrubarem a mata, e depois os expulsam de lá, e as ocupam com gado vacum de qualidade, e passam a visitar a região de helicópteros. E são recebidos com banquetes.
Levem os índios daqui para lá, já que os daqui perderam suas terras e não receberam uma profissão. Dizer que os índios foram civilizados é uma impropriedade sem tamanho! Parem com isso e tomem outras providências, antes que todos, como os Puetanas, sejam totalmente dizimados. De quem é a culpa?
Que exemplo o Brasil dá para o Mundo com relação aos indígenas que ainda restam por aqui?


