CURTAS E PICANTES (37)

435

Disputa na Bahia

A corrida para a disputa ao governo da Bahia já começou e deve ser mesmo entre Rui Costa e ACM Neto. Rui tem procurado fortalecer sua base eleitoral fazendo as articulações políticas, com reforma administrativa e trazendo Jacques Wagner para ocupar função mais estratégica. Wagner deve ser candidato a Senador pelo PT e o PSD de Otto Alencar deverá indicar o outro candidato ao Senado. Por sua vez Neto está se aproximando do governo federal com o apoio de Maia e deverá apoiar Jutahy Magalhães para senador pelo PSDB e Antônio Imbassahy que deve ir para o PMDB com apoio do presidente Temer, isso porque Geddel tá fora do páreo.

 

Deputado estadual

Na última eleição de deputado em Teixeira verificou-se que o voto distrital falou mais alto. Os 3 candidatos mais votados foram Temóteo Brito, Marta Helena e Lucas Bocão. Como Temóteo não será candidato, Marta e Lucas devem continuar na disputa, mais dois nomes deverão entrar na disputa, João Bosco, se não ficar impedido, e Caio Checon. Todos os 4 candidatos terão densidade eleitoral. O único que não foi testado ainda como candidato a deputado foi Caio, mas como saiu fortalecido das urnas como candidato a prefeito, e representa o novo, passou a ter condição de competir e deve marcar território para disputa futura como prefeito.

 

35ª Expô de Teixeira

Está sendo preparada a maior exposição da história de Teixeira. Para que isso possa acontecer, tem sido importante o apoio do prefeito de Teixeira, Temóteo Alves de Brito, o homem que fundou a Coopmixta e construiu o parque na década de 70 e que leva o seu nome. As exposições foram importantes para ajudar Teixeira se transformar na capital do AGRONEGÓCIO no Extremo Sul da Bahia e um dos maiores polos de desenvolvimento do Estado. O parque está sendo reestruturado, com stands e barracas todas padronizadas dando uma aparência moderna ao ambiente. Sem falar do maior sucesso em show sertanejo o CABARÉ.

 

Mercadão de Teixeira

O mercadão é o maior centro comercial da região. Convive com a fartura e a miséria ao mesmo tempo. Muitos drogados e moradores de rua vivem no entorno da feira. Transformou-se num grave problema social que os poderes públicos precisam encontrar solução. Não adianta somente um policiamento ostensivo para reprimir as ações dos flanelinhas, que vivem ameaçando os donos de carro que não dão gorjeta. O problema pode se agravar com o shopping popular que está levando os camelôs da cidade para o local, isso poderá contribuir mais ainda para a favelização da região, correndo o risco de se transformar numa Cracolândia.

 

Turismo campestre

O maior sítio histórico da região, a Fazenda Cascata é um local de cultura e lazer. No dia 9 de julho foi inaugurado o restaurante que está fazendo sucesso devido a qualidade da gastronomia e dos serviços. Os adultos tem oportunidade de frequentar o museu histórico e conhecer como se beneficiava os produtos agrícolas como, cacau, café e mandioca. A criançada tem diversos tipos de lazer como parque infantil, passeios de cavalo e charretes, além de poderem fazer caminhadas ecológicas. O restaurante funciona para o almoço durante toda semana, de segunda a domingo. O turismo campestre vem evoluindo cada vez mais no Brasil.