CURTAS E PICANTES (30)

394

Ala jovem do PSDB
Na Câmara dos Deputados, a ala jovem do PSDB defende reformas, mas, cobra desembarque do governo, após o início do julgamento da chapa Dilma/Temer, ainda que haja pedido de vista do processo. A opinião majoritária dos jovens é que o partido saia da base do governo e continue apoiando, em votações, as pautas de Temer, como as reformas trabalhistas e da previdência. Entretanto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defende a permanência de Temer no governo e vai continuar no barco até o fim.

A saga de Aécio Neves
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot denunciou na sexta-feira (2/6), ao STF, o senador Aécio Neves pelos crimes de corrupção passiva e obstrução da Justiça. Também foram denunciados, mas, somente por corrupção passiva, a irmã de Aécio, Andrea Neves; o primo, Frederico Pacheco; e o ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela. Eles foram citados nas delações premiadas de executivos da JBS. Um dos elementos da investigação é uma gravação do empresário Joesley Batista, que registrou com um gravador escondido uma conversa entre ele e o senador, em que Aécio pede ao empresário R$ 2 milhões a fim de pagar um advogado para defendê-lo na Operação Lava Jato.

Funcionamento da Policlínica
Nesta última semana, em visita às obras da Policlínica de Teixeira, em companhia do engenheiro da obra e do diretor do consórcio que vai administrar a policlínica, dr. Juliano, nos inteiramos do funcionamento da Policlínica. Segundo fomos informados, o modelo de operação das policlínicas que estão sendo implantadas na Bahia foi copiado da Alemanha. A unidade de Teixeira irá atender aos 13 municípios que compõem o território da Costa das Baleias, para uma população estimada em 461 mil habitantes. Serão atendidas 7 mil pessoas mensalmente e divididas em cotas de acordo com a população de cada município. Para as despesas mensais, foi feito um contrato de rateio, em que 40% será bancado pelo governo do estado e 60% será rateado entre os municípios e debitado na cota do ICMS mensalmente.

Temóteo quer REFIS
O prefeito municipal de Teixeira de Freitas enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei 05/2017, que institui o Programa de Refinanciamento Fiscal (REFIS 2017), destinado a promover a regularização de créditos do Município, decorrentes de débitos tributários e não tributários. O objetivo do Programa de Refinanciamento Fiscal para este ano de 2017 é o de reduzir a inadimplência dos contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, promover a arrecadação de tributos municipais com o propósito da realização de obras, além de cumprir metas orçamentárias e recomendações do Tribunal de Contas do Município (TCM).

Brasil sai da recessão
O Brasil voltou a registrar uma alta no Produto Interno Bruto (PIB) após oito quedas consecutivas, o que, tecnicamente, tira o Brasil da pior recessão de sua história. Para boa parte dos economistas, entretanto, ainda é cedo para decretar que a crise acabou. Ainda não há sinais claros de recuperação em todos os setores e permanecem dúvidas sobre o comportamento da economia nos próximos meses, especialmente depois do terremoto político provocado pelas delações da JBS envolvendo o presidente Michel Temer, que continua na corda bamba, mas, agora, poderá ter um alívio.