CURTAS E PICANTES (19)

456

Verdades verdadeiras
Não só na política, mas também na convivência diária com amigos, nunca se deve falar a verdade nua e crua. Por conta de verdades, muitas amizades são desfeitas. Para se falar uma verdade, ela tem que vim precedida de uma massagem no ego da pessoa. O ser humano é vaidoso por natureza, e o ponto mais fraco do homem é a vaidade. Entretanto segundo Salomão, um dos homens mais sábios da história, o homem fracassa por três motivos: o egoísmo, a vaidade (soberba) e a insensatez.

A saúde vai bem?
A maior preocupação do cidadão é com a saúde. O homem tem medo de adoecer e não ser atendido a tempo e a hora. A cidade de Teixeira de Freitas passou a ser ponto de convergência do serviço de saúde de todos os municípios da região. Aqui existe o serviço de alta complexidade no Hospital Municipal, que foi desativado temporariamente, mas segundo informações de bastidores, será restabelecido brevemente. O LACEN – Laboratório Central é o melhor do interior da Bahia. Também está sendo providenciada a melhoria da rede elétrica para funcionar a todo vapor.

Festa da Cidade
O aniversário de emancipação política de Teixeira se dá no mês de maio. Porém no ano passado o ex-prefeito João Bosco não promoveu a festa e por isso recebeu uma saraivada de críticas. Durante a última campanha política o atual prefeito prometeu realizar a festa da cidade, assim bem como a festa da exposição agropecuária. As festas trazem benefícios para a cidade em todos os ramos de atividade. Elas podem ser realizadas através de parcerias com os empresários, não onerando os cofres públicos. Na CRISE é preciso ter criatividade: CRIE.

100 dias de governo
No dia 10 de Abril completa cem dias de governo, esse é o prazo que todos os governantes têm para colocar a casa em ordem, a partir daí começa a cobrança com mais intensidade. Devido a situação crítica que o País atravessa, a carência do cidadão também aumenta, principalmente a cobrança por emprego e saúde. Em cada 100 pedidos que um prefeito recebe, 101 é pedido de emprego. Porém os prefeitos não podem transformar as prefeituras em cabide de emprego. A Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que a folha ultrapasse 54% do valor da arrecadação.

Criação de Consórcios
Na nossa região foram criados dois consórcios, o da saúde e o de desenvolvimento sustentável. O consórcio da saúde é presidido pelo prefeito de Teixeira de Freitas e o de desenvolvimento foi eleito o prefeito de Lajedão o Betão. Ambos os consórcios podem trazer vários benefícios para a região. Dentro em breve será inaugurada a Policlínica que está sendo construída com recursos do Estado e será mantida através de uma parceria entre os Municípios, que vão bancar 60% das despesas e o estado 40%. A inauguração está prevista para o mês de maio.