Você sabia que existe diferença entre a temperatura de homens de mulheres? Continue lendo e descubra aqui por qual motivo as mulheres sentem mais frio que os homens.
O corpo humano possui diversos receptores responsáveis por enviarem resposta ao frio e ao calor. Sendo que os receptores mais sensíveis se encontram localizados na pele.
Quando medimos a temperatura interna de uma mulher e de um homem, podemos constatar que são bem parecidas. No entanto, o que apresenta diferença é a temperatura da pele. Principalmente dos pés e das mãos.
Sendo assim, em ambientes mais frios, as mulheres tendem a apresentar a uma vasoconstrição maior. Afinal de contas, as veias da mulher ficam mais estreitas para que possam diminuir o fluxo sanguíneo, e evitar que haja perda do calor.
Abaixo, listamos os principais motivos que contribuem para que as mulheres sintam mais frio que os homens.
1 – Metabolismo
O metabolismo do corpo humano é o responsável tanto pela produção quanto pelo aumento da energia. E que inclui o calor. Porém, quando estamos em repouso, a nossa taxa metabólica é bem reduzida.
Nem todas mulheres tem esse metabolismo forte, e diferente de algumas mulheres é o caso da Fernanda, de Brasília, onde relata que o metabolismo dela nunca foi tão forte ao frio: “Eu sinto calor quase o tempo todo, tenho que usar na maioria das vezes meu melhor climatizador de ar para pode suportar. Outra questão que muito me incomoda é que eu tenho evaporação do suor mais elevado. E nem isso ajuda a resfriar o meu corpo”.
Além disso, a taxa metabólica é menor ainda em mulheres do que nos homens. Ou seja, com um gasto energético menor, elas tendem a sentir mais frio que os homens.
2 – Estrutura geral
As mulheres também apresentam uma estrutura corporal menor do que os homens. O que também contribui para sintam mais frio.
Ainda que a temperatura corporal interna seja a mesma em homens e mulheres, o tamanho do corpo também influencia na resposta do organismo às mudanças de temperatura.
3 – Gordura
Em geral, o corpo feminino tem mais gordura que o corpo masculino. Sendo assim, por serem menores, os corpos das mulheres possuem mais tecido adiposo que os homens que, por sua vez, têm mais músculos. E são os músculos que produzem o calor.
4 – Vasoconstrição
O que acontece com mais frequência em mulheres. E é quando, como dissemos acima, as veias ficam mais estreitas, para diminuir o fluxo sanguíneo e impedir a perda do calor. Aliás, essa é a principal razão que faz com que as mãos e os pés das mulheres sejam mais frios em comparação com os homens.
Do mesmo modo, os pelos do corpo também são razões que fazem algumas pessoas sentem mais frio do que outras.
De acordo com estudos, os homens podem ficar muito bem em ambientes cuja temperatura fique em torno de 23,5°C. Enquanto que as mulheres sentem-se melhores se a temperatura estiver por volta de 25°C.
Apesar de parecer uma diferença muito pequena, pode levar até à divergências entre homens e mulheres no trabalho, por exemplo.
As mulheres e a menopausa
Quando as mulheres estão na menopausa, elas sentem mais calor que os homens. Isso se deve à alteração hormonal que acontece em seu corpo nesse período, e muitas que passam a usar muito mais o anticoncepcional, algumas relatam o efeito, porém já é provado que não tem envolvimento, mas sim com a menopausa. Nas mulheres não é ganho de massa muscular que leva a esse aumento, como algumas fontes dizem.
Do mesmo modo, os homens tendem a perder massa muscular à medida com que envelhecem. Com isso, eles não produzem mais tanto calor como produziam quando eram mais jovens.
Dessa forma, a tendência é que a diferença de graus entre homens e mulheres diminui com o passar do tempo.
Então, para evitar o desconforto e o frio, nada melhor do que se agasalhar adequadamente e tentar equilibrar a temperatura do ar condicionado sempre que possível, para tentar atender bem ambos os sexos. Por Marcos Viana / Assessor de Comunicação: https://melhormania.com