CREAS realiza caminhada de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

438

Medeiros Neto – Lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de Maio), uma caminhada pelas ruas e avenidas de Medeiros Neto foi realizada na manhã de quinta-feira (18).
Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar, a caminhada de conscientização, que teve com tema “Faça Bonito”, marcou a semana de ações de combate à violência contra crianças e adolescentes.
Pais, alunos e educadores, autoridades e representantes de diversas entidades, públicas e privadas, se reuniram na Praça da Bíblia, de onde saíram em caminhada pelas principais ruas e avenidas, até a Praça da Prefeitura, dando uma verdadeira lição de conscientização, alertando a população para os altos índices de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, através de faixas e cartazes, entregando panfletos e pedindo a sociedade maior atenção, e união, para combater atos de exploração e violência e, ao mesmo tempo, incentivando a repreensão e a denúncia, através do Disque – 100.
Já na praça, os alunos entoaram, em coral, a música Projeto de Prevenção e Combate ao Abuso Sexual.
Segundo a secretária Sandra Iracema Silva, responsável pela pasta da Assistência Social, a questão da violência contra crianças e adolescentes é um problema muito mais sério do que podemos imaginar. “É algo muito grave e acontece, muitas vezes, porque as pessoas que deveriam proteger as crianças e adolescentes, são as que cometem o abuso. O trabalho que realizamos aqui hoje conscientiza a todos da importância deste tema e de que forma conduzir os seus filhos em casa, com orientações a respeito do assunto. Eu peço a toda comunidade que não feche os olhos para esse mal que assola nossas crianças e adolescentes”, comentou, destacando a importância em se denunciar os casos de abuso às autoridades competentes.
Ainda de acordo com a secretária, o próximo passo é a realização de palestras e um teatro informativo, para as crianças e a comunidade, que serão feitos nas escolas, ou em qualquer instituição que solicitar a presença do CREAS.
De posse da palavra, a doutora Regina, Psicóloga do CREAS, disse que a unidade está trabalhando mais efetivamente na cidade e que qualquer tipo de violência ou violação contra crianças ou adolescentes, idosos ou contra mulher, devem ser denunciadas: “O CREAS trabalha em parceria com as policias Civil e Militar e com o Conselho Tutelar. Juntos, fazemos todo o possível para que justiça seja feita, nos casos de abuso ou violência, e que todo suporte seja dado ás famílias”, e mandou recado: “Para os pedófilos de plantão, ouçam bem, o CREAS está atuando e estamos de olho!”.
A caminhada contou ainda com o apoio de entidades ligadas aos direitos da criança e adolescente, como o Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Polícia Militar, Escolas Municipais e representantes de secretarias e departamentos da administração municipal. Por Ascom da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto.