Saída de Júlio Croda do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis gera baixa no “núcleo central” da pasta

Uma mudança inesperada na pasta do Ministério da Saúde aconteceu na manhã desta quarta-feira (25). Diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Júlio Croda foi retirado do cargo e realocado na função de coordenador do comitê de especialistas que auxiliam a pasta no combate ao novo coronavírus.
Segundo informações do próprio Ministério da Saúde, a mudança já estava prevista desde o início do ano e Croda já se estendia na função. Inicialmente, especulou-se que o diretor teria tirado férias, mesmo que esta informação não constasse no Diário Oficial, mas a troca foi confirmada horas depois.
Mais cedo, o jornal O Globo informava que ele estava em férias e o suposto afastamento de Croda devia-se a divergências internas com a equipe e outros integrantes da pasta, principalmente o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.
“Linha de frente” no combate ao novo coronavírus, o diretor chegou a participar de coletivas ao lado do chefe e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e estava na pasta desde o início do governo Bolsonaro. Por