Teixeira de Freitas – Começou sábado (17), com previsão de encerramento para o dia 22 de dezembro, a primeira Copa Juvenil de Futebol, denominada Amadeu Ferreira edição 2012. O evento tem a coordenação de Luciano Figueiredo, o Zulu, conhecido professor da Escolinha de Futebol Ulisses Futebol Clube (UFC), situada no bairro Ulisses Guimarães.
Oito escolinhas participam da competição, sendo sete de Teixeira de Freitas, a outra é do povoado de Juerana. Elas foram divididas em dois grupos com quatro times em cada. As equipes jogaram entre si dentro do seu grupo, com as partidas sendo realizadas aos sábados, a partir das oito horas, classificando-se as duas melhores colocadas para as semifinais, que serão disputados no dia 15 de dezembro.
A Copa de Futebol (sub-17) categoria Juvenil “Amadeu Ferreira” foi idealizada com a finalidade de homenagear o radialista pelos seus 30 anos de rádio, numa iniciativa de Luciano Figueiredo (Zulu) em parceria com Jorge Souza Santos, líder do Projeto Social “Atleta Cidadão”, entidade esportiva e cultural sediada no povoado de Santo Antônio, onde se trabalha com mais de 200 crianças carentes do município. Atualmente, o Projeto “Atleta Cidadão”, na parte esportiva, mantém parceria com o UFC do professor Luciano Figueiredo.
Embora o tempo estivesse nublado, com constantes ameaças de chuva, a coordenação do evento manteve a data e horária da abertura da Copa Juvenil, que ocorreu no Centro de Inclusão Social Tancredo Neves, às 9 horas, numa bela cerimônia.
As equipes, as autoridades esportivas, professores das escolinhas e convidados, ficaram perfiladas no centro do campo, junto com algumas crianças do Projeto “Atleta Cidadão”/UFC, que exibiam um banner com a foto do radialista e a homenagem feita a ele. Todos ouviram atentamente as palavras do professor Jorge Souza Santos, que abordou a proposta e a finalidade da competição, que, segundo ele, servirá não só para a prática do futebol, mas para que todos os jovens possam refletir a responsabilidade de cada um na sociedade, sempre seguindo os ensinamentos da Palavra de Deus. Em seguida, houve uma bonita preleção bíblica proferida pelo evangelista e pregador Emerson, de Vitória/ES, que veio especialmente para a abertura do evento. A pregação abordou com interessante explicação o texto bíblico do livro de São Mateus, capítulo 19, versículo 16. Em seguida o professor Luciano Figueiredo fez uso da palavra abrindo a competição oficialmente.
“Eu gostaria de prestar uma simples homenagem ao nosso grande amigo e amante do esporte a mais de 30 anos. Como vocês podem observar ali, ele tem feito o esporte teixeirense e regional alavancar, da forma que só mesmo Deus para agradecê-lo. O projeto “Atleta Cidadão” FC presta essa homenagem, abaixo do senhor Jesus é claro, a você Amadeu Ferreira, que é um símbolo, tanto na divulgação como na orientação do resgate. Outro dia eu falava comigo deitado na minha cama, já ouvi tanto do Amadeu, que hoje as palavras dele no passado, mesmo sendo pra nível regional, fez com que acordasse, e hoje eu sou outra pessoa.” Zulu voltou a agradecer a todos: “Eu agradeço a todos, especialmente ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem está organizando a competição não sou eu, são todos vocês”. Logo a seguir ele solicitou que as crianças do seu projeto falassem o Salmo 23 e a oração do “Pai Nosso” em homenagem ao radialista. A homenagem finalizou com a apresentação das jovens cantoras gospel Paloma e Pétala, filhas do casal Dio e Núbia, que cantaram o hino “Sabor de Mel”. Logo a seguir, a bola rolou com a partida Jacarandá 4 X 2 Projeto Atleta Cidadão.
Entre os presentes estavam, Gilson Teixeira, secretário de esporte; Cláudio Pereira, diretor; professores de escolinhas, Josa, Fernando, Bai Bracim, Manivaldo, entre outros.
Jogos da abertura
Grupo A – Projeto Atleta Cidadão/UFC 2 x 4 Jacarandá
Grupo B – AMABTN 3 x 0 Nova América
Grupo A – Nova Geração 1 x 2 Liberdade
Grupo B – Craque de Ouro 2 x 2 Pitágoras
Dia 24/11
Campo Bonadiman
Grupo A – 8 horas, Jacarandá x Liberdade
Grupo B – 9h30, Pitágoras x AMABTN
Grupo A – 11 horas, Atleta Cidadão/UFC x Nova Geração
Grupo B – 13 horas, Nova América x Craque de Ouro
Foto e texto – Jornal Tribuna do Esporte