Consea reuniu-se na Secretaria Municipal de Agricultura

372

Teixeira de Freitas – Na manhã de sexta-feira, 23 de junho de 2017, foi realizado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas, uma reunião com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, onde foi discutido o relatoria de visita técnica feita pelos técnicos da SEAPA aos produtores participantes do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, para avaliar se os mesmos estão aptos com as regras do programa.
Em uma reunião ampla e com participação de representantes de comunidades rurais, entidades beneficentes, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura-SEAPA, ficou definido que participarão do PAA 2017, 168 produtores da agricultura familiar de 17 comunidades do município de Teixeira de Freitas, sendo que ficaram de fora do programa 79 produtores que não se enquadraram nos requisitos exigidos para a sua inclusão.
O presidente do COMSEA, Carlos Magno falou da importância de um programa como esse em nosso município, atendendo cerca de 23 mil pessoas de baixa renda.
O representante do Lar dos Idosos, Edival Cardoso destacou que é de suma importância para as entidades que se beneficiam do programa, e que nos meses onde o programa fica parado para a avaliação e correção de metas, que o Lar dos Idosos sente muita falta dos alimentos fornecidos quinzenalmente e tendo até que recorrer a população pedindo ajuda para manter os idosos com uma alimentação digna naquela entidade.
O representante da comunidade Araras, Robério disse que as comunidades tem que se organizar e participar de todas as reuniões que diz respeito ao produtor rural e agradeceu a Secretaria de Agricultura por ser totalmente transparente nesse processo e esclarecer o porque alguns produtores estão aptos a participar do programa e outros não.
A representante da Secretaria de Saúde, através da vigilância sanitária, Zenilda Neves destacou que um programa como esse, atinge diretamente a população carente, enriquecendo os valores nutricionais e com isso, melhorando o bem estar e a saúde dos beneficiados pelo PAA.
O Secretário de Agricultura Dorivaldo de Almeida Neves, disse que esse programa trás uma série de benefícios para o nosso município, e destacou que uma delas é de ajudar o homem do campo a produzir cada vez mais e de ter a certeza que parte de sua produção será absorvida pelo PAA e com isso tendo uma renda garantida para a compra de sementes e insumos de sua próxima lavoura.
O Secretário termina sua fala agradecendo não só a equipe do PAA, mais a todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Prefeito Municipal Temóteo Alves de Brito.