Conglomerado de magnata indiano fecha acordo com Starlink

163

A operadora de telecomunicações Jio, de propriedade do homem mais rico da Índia, concordou em ajudar a facilitar a internet via satélite para um mercado de quase 1 bilhão de pessoas

Conglomerado de magnata indiano fecha acordo com Starlink

A Jio, do magnata indiano Mukesh Ambani, a maior operadora de telecomunicações do país, anunciou uma parceria com a SpaceX, de Elon Musk, para trazer o serviço de internet Starlink para a Índia. A mudança ocorreu depois que um anúncio semelhante foi feito pela Airtel, a segunda maior operadora de telecomunicações do país em participação de mercado.

A Jio, parte do vasto conglomerado Reliance Industries de Ambani, que opera hidrocarbonetos e petroquímicos, varejo, telecomunicações e mídia, disse em um comunicado na quarta-feira que utilizará sua vasta rede de tráfego de dados para levar os serviços de banda larga da Starlink a todas as partes da Índia, particularmente nas áreas rurais e remotas.

A empresa também afirmou que venderá equipamentos Starlink em suas lojas e fornecerá suporte para instalação e ativação por meio de um mecanismo dedicado de atendimento ao cliente. Ao mesmo tempo, a SpaceX precisa obter as aprovações governamentais necessárias para operar na Índia, observaram as duas operadoras de telecomunicações em suas declarações. Sim, ambos precisam de aprovações do governo, como acontece com telefones via satélite.

Notavelmente, a parceria entre a Jio e a Starlink segue um desacordo anterior entre as duas empresas em relação à alocação de espectro para serviços de satélite na Índia. Embora a Reliance Jio tenha defendido uma abordagem baseada em leilões, o governo indiano decidiu alocar o espectro administrativamente, um método apoiado por Elon Musk e alinhado com as práticas internacionais.

A Índia, lar de uma população de 1,4 bilhão, possui um dos maiores mercados de telecomunicações do mundo, com uma base de assinantes de 954 milhões, de acordo com dados do governo. Sem querer, os serviços Starlink entraram em controvérsias.

O plano de Musk para a Tesla India é 'injusto', diz Trump Em dezembro, o Exército indiano realizou uma operação de busca em vários distritos de Manipur, apreendendo uma série de itens, incluindo armas, bombas, munições e dispositivos Starlink.

Na época, o The Guardian informou que o Starlink estava operacional em certas áreas de Manipur, com base em informações de grupos armados locais e policiais. Um líder do Exército de Libertação Popular de Manipur confirmou à agência que o grupo estava usando dispositivos Starlink para acessar a internet, já que as autoridades bloquearam os serviços de internet na tentativa de reduzir a violência na região.

Elon Musk respondeu a essas alegações, negando-as e afirmando no X que isso era falso e esclareceu que os feixes de satélite da Starlink estão desligados na Índia. Fonte: Rt

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui