Brasil reforça papel como fornecedor de insumos para ração em encontro com técnicos da ALIC, do Japão
Técnicos da Agência para Informação de Produtos Pecuários do Japão (ALIC) estiveram nesta segunda-feira (8) na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, para conhecer mais sobre a dinâmica do mercado brasileiro de milho e soja voltado à produção de rações para suinocultura. Durante a visita, representantes das áreas de inteligência de mercado e de relações internacionais da Companhia conduziram um diálogo técnico sobre o funcionamento da cadeia produtiva e os principais fatores que influenciam a oferta e a demanda dessas commodities.
Também foram apresentados dados sobre políticas públicas de estímulo à produção, usos industriais dos grãos — como na fabricação de etanol e óleo comestível — e os desafios logísticos que afetam o escoamento da safra. A troca de informações contribuiu para reforçar a cooperação entre os dois países e ampliar a compreensão sobre o papel do Brasil no fornecimento global de insumos agropecuários.
Segundo Gabriel Rabello Corrêa, gerente de Fibras e Alimentos Básicos da Conab, a reunião foi uma oportunidade de detalhar a estrutura de produção de dados da Companhia e sua atuação no suporte à formulação de políticas públicas para o setor agrícola. “Explicamos como são elaboradas as análises de oferta e demanda e de que maneira essas informações contribuem para o planejamento e o acompanhamento do mercado agrícola”, afirmou.
A abertura institucional para o diálogo técnico com outros países e a apresentação das metodologias adotadas no acompanhamento do mercado agrícola integram um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento do comércio bilateral e ao avanço do intercâmbio com nações que mantêm relações consolidadas com o agronegócio brasileiro. Mais informações para a imprensa: Gerência de Imprensa da Conab.Gov