Comércio teixeirense sofre com baixa nas vendas natalinas e apresenta descontos de até 70%

368

As perspectivas de venda dos lojistas para o natal e ano novo parecem ter sido consolidadas. Em pesquisa realizada por este jornal, quando da véspera natalina, comerciantes acenavam o fraco movimento do comércio e a possibilidade das mercadorias acabarem permanecendo nas prateleiras e estoque. O que parece se refletir agora na grande quantidade de lojas em liquidação – algumas chegam a oferecer desconto de 70% em sua mercadoria.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Gedemácio Guimarães, afirmou que este é um fenômeno “natural”, que costuma acontecer entre os meses de janeiro e março. “Nesta época o comércio tende a ficar mais esvaziado, por conta das férias, e essa é uma maneira que os lojistas têm de atrair os clientes”, disse.

Redarguimos, entretanto, que, embora este seja um fenômeno comum, a quantidade de lojas, de vários segmentos, que iniciaram o ano repassando produtos de R$ 100, por apenas R$ 30, por exemplo, assusta. O presidente consentiu que tal fato denota que as vendas de fim de ano não atenderam às expectativas e disse “alguns lojistas compraram mais mercadorias do que a demanda presente, o que resulta nesse levante de promoções agora, até mesmo para que haja renovo do estoque”.

Quem não reclama com isso é o consumidor, como afirmou Maria Assunção, “Essa é uma ótima época, porque as lojas entram em promoção, e neste ano então, você não sabe para onde vai, porque as lojas estão cada uma com um desconto ou uma forma de pagamento melhor”.

“Sem dúvida só quem tem a ganhar com isso é o consumidor”, destacou Gedemácio, justificando que a grande quantidade de chuvas no período natalino, a crise financeira que afeta o bolso dos teixeirenses, foram fatores que contribuíram para as fracas vendas no natal.

Segundo o presidente, a situação atual não deve atrapalhar as vendas posteriores “nós temos nova moda chegando”, disse. E replicou que a CDL investirá neste ano na capacitação dos profissionais do comércio, e aproveitou o ensejo para informar que, no mês de fevereiro, Teixeira de Freitas receberá uma carreta Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que contribuirá significativamente para qualificação e crescimento do comércio teixeirense. Por Raíssa Félix