Com um IDHM de 0,685, Teixeira segue como principal cidade do Extremo Sul da Bahia

713

Teixeira de Freitas já traz em seu nome a marca da inovação, pois, é uma homenagem ao baiano Mário Augusto Teixeira de Freitas, o idealizador e fundador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), falecido em 1957. A cidade foi desmembrada dos municípios de Alcobaça e Caravelas.

O modesto povoado, inicialmente formado por famílias negras, era conhecido pelo nome de “Mandiocal” ou “Comércio dos Pretos”, e, contrariando a cidade com o pujante desenvolvimento que vemos hoje, na época, não apresentava perspectiva de crescimento.

Mais de 8.500 empresas cadastradas

Hoje, é a principal cidade da região Extremo Sul do Estado, sendo polo do comércio, educação e saúde. Possui 8.586 cadastros de empresas geradoras de emprego e renda, entre pessoa física e jurídica. Sua economia, embora seja tradicionalmente voltada para atividades agropecuárias e comerciais, tirando vantagens de sua excelente localização geográfica, fazendo fronteiras com os Estados de Espírito Santo e Minas Gerais – de onde vêm diariamente dezenas de pessoas consumir produtos e serviços aqui oferecidos –, atualmente, tem sua maior economia advinda das indústrias de celulose.

Várias Universidades

Com duas universidades particulares, Fasb e Pitágoras, uma pública – Universidade do Estado da Bahia (Uneb/campus x); e três na modalidade EaD – Unopar; Fael e Uniasselvi, além de outras que recebem um número alto de estudantes de regiões próximas e de outros Estados. A instalação de um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja aula inaugural será em 11 de setembro, promete atrair muito mais pessoas para Teixeira de Freitas.

Na saúde, o município é referência porque possui especialistas em todas as áreas atendendo nos hospitais e clínicas espalhadas pela cidade. Cabe ressaltar que Teixeira abriga duas Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sul e Extremo Sul da Bahia, uma no hospital municipal e outra no Hospital Sobrasa, e a Unidade Municipal Materno-Infantil (UMMI), que oferece serviços especializados às gestantes e crianças.

O Hospital Municipal de Teixeira de Freitas possui um dos maiores fluxos de pessoas da região, dentre outras razões, por lá estar situada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que atende cerca de 80 pessoas/mês com algum tipo de câncer.

Exemplos de que a inovação caminha lado a lado com o município não faltam. A marca de Teixeira de Freitas é o desenvolvimento. Para comprovar isto, dados recentes divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) em “Estimativas da população residente nos municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2014”, apontam que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do município está em 0,685, número que o coloca em primeiro no ranking dos 21 municípios que compõem o Extremo Sul da Bahia, sendo que Santa Cruz Cabrália e Nova Viçosa estão em 5º lugar com 0, 654 de IDHM, o que faz com que o ranking vá até o número 19.

Jucuruçu apresenta o menor IDHM do Extremo Sul

O IDHM é calculado com base no Censo do IBGE e leva em conta três componentes: expectativa de vida ao nascer, educação e renda per capita, serve para comparar os municípios brasileiros entre si. Antes, a escala-base para classificar o IDHM era composta por baixo, médio e alto. Atualmente, são cinco faixas de classificação, que variam de 0 a 1: muito baixo (0 a 0,499), baixo (0,500 a 0,599), médio (0,600 a 0,699), alto (0,700 a 0,799) e muito alto (0,800); nenhuma cidade do Extremo Sul ficou na faixa de muito baixo, mas, Belmonte, Guaratinga, Itabepi, Itabela, Jucuruçu e Vereda apresentaram IDHM baixo; as demais, médio.

Dentre as cinco primeiras em Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – Teixeira de Freitas, Eunápolis, Porto Seguro, Mucuri, Nova Viçosa/Santa Cruz Cabrália, na ordem em que aparecem –, observa-se que em aumento populacional Porto Seguro lidera a lista com 2.276 pessoas a mais que no ano passado: 2013 eram 141.006, 2014, 143.282. Na sequência, Teixeira está em segundo, com uma população de 155.659. – aumento de 2.274 (2013: 153.385); Eunápolis em terceiro, com 112.032 – 1.229 a mais que 2013 (110.803); Mucuri em quarto, com 587 pessoas a mais que no ano passado – 39.927 para 40.514 este ano; Nova Viçosa, embora com mais pessoas que a vizinha Mucuri, ficou em quinto no que se refere ao aumento populacional, com 489 a mais que no último censo – 42.265 para 42.754. Na lanterna, ficou Santa Cruz Cabrália com apenas 191 habitantes a mais que em 2013 – 27.854 para 28.045.

Ao comparar Teixeira e a cidade mais próxima dentre as três primeiras, Eunápolis (Teixeira teve um aumento superior a Eunápolis em 1.045 habitantes e em IDHM também está na frente), nota-se que a cidade ainda apresenta subsídios para manter seu status nato de Princesinha do Extremo Sul, alcunha que deve ser dela por muito mais tempo. A chegada de novas empresas, indústrias, Shopping PátioMix já quase pronto, dentre outros aspectos, denotam a pujança do comércio e reafirmam seu lugar como principal centro comercial da região. Além disso, a consolidação dela como polo educacional com a Federal do Sul da Bahia, de polo da saúde com melhorias e implementações na área, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reformas, construções e ampliações de Postos de Saúde da Família (PSFs), por exemplo, são retratos de um Teixeira que não para de se desenvolver e oferecer bem-estar para seu povo. Por Redação Jornal Alerta.

Confira os números das demais cidades:

Com um IDHM de 0,685, Teixeira segue como principal cidade do Extremo Sul da Bahia