Colegiado de Artes do Campus Paulo Freire visita instituições de educação e cultura em Teixeira de Freitas

156

Teixeira de Freitas – O Colegiado da Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias, do Campus Paulo Freire, representado pelos seus respectivos coordenador e vice-coordenador, docentes Fernando Leão e Rafael dos Prazeres, decidiu iniciar o quadrimestre 2022.2 ratificando o seu compromisso com o diálogo com a educação básica e com espaços de fomento de arte e cultura na região com visitas realizadas na segunda-feira, 27 de junho.

Pela manhã, os professores visitaram o Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (Ceprog), onde foram recebidos pela vice-diretora, Deusira Nunes, pela coordenadora pedagógica, Gleidiane Oliveira, e pela professora do componente Artes, Daianny Godoy. Na pauta, ações conjuntas Universidade-Escola, o acompanhamento das/os estudantes estagiárias/os da UFSB e uma escuta atenta da equipe da escola em relação ao Estágio Supervisionado. “Nesse momento de reformulação do nosso PPC e de elaboração do Regimento Interno do Estágio, é muito importante ouvir as instituições que fazem parte da formação de nossos alunos e alunas”, afirma o Prof. Rafael dos Prazeres.

No turno da tarde, a visita foi à Casa da Cultura, equipamento vinculado ao Departamento de Cultura da Secretaria de Educação do município de Teixeira de Freitas. O diretor do Departamento de Cultura, Ricardo Aguiar, e a artista e arte/educadora da Casa da Cultura, professora Nábia Vieira, apresentaram a nova sede da Casa da Cultura e falaram sobre a importância de manter cursos de capoeira, violão, pintura e artesanato, ballet, entre outros, como um modo de estimular crianças, adolescentes e adultos, de diversos bairros, a ampliar os seus conhecimentos e as oportunidades de atuação na cidade. O professor Fernando Leão fez a proposta de estabelecer convênio para efetivar a Casa da Cultura como campo de Estágio para estudantes de artes da UFSB, falou da possibilidade de abrir uma turma da Especialização em Pedagogia das Artes (EPArtes) com prioridade para profissionais de educação e cultura do município e, por fim, afirmou que “a UFSB tem total interesse em apoiar ações como a Casa da Cultura e espera que a atual gestão municipal execute o projeto de construção e implantação de um Centro Cultural em Teixeira de Freitas”.

O Colegiado segue com uma agenda de visitas a instituições de educação e cultura, em Teixeira de Freitas e em outros municípios do extremo sul da Bahia, durante o quadrimestre.

A professora Joanna Maria da Cunha de Oliveira Santos Neves foi selecionada, entre mais de 105 candidatos, para integrar um grupo de 10 pesquisadores de diversos países como Nigéria, Gana, Togo, Camarões, Brasil, Filipinas e Vietnã. Docente da UFSB lotada no Campus Paulo Freire, a professora Joana integra a lista de cientistas que cursarão a Summer School 2022 Chemical Monitoring of Coastal Environments. O curso para pesquisadores está sendo organizado pelo IFREMER (Institute Française de Recherche por L´Explotation de La Mer) e pela Agência Francesa de Desenvolvimento. O curso acontecerá no período de 10 a 21 de outubro de 2022, em Nantes, na França.

Essa aplicação foi um processo seletivo para pesquisadores de países do mundo inteiro participarem de um curso de formação em Monitoramento Químico de Ambientes Costeiros. A professora Joana conta que essa é “uma importante possibilidade para a nossa instituição na formação e consolidação de parcerias internacionais e redes de pesquisa e monitoramento ambiental”. Ela enviou uma carta de inteções e o currículo e foi selecionada para o curso, que será custeado pelo IFREMER. “A intenção é aprender técnicas analíticas e formar redes de pesquisa para o monitoramento ambiental”. Fonte: Ascom da UFSB