Coisa de americano | Bastidores

24

Coisa de americano I

Ainda adolescente, ao ler revistas americanas (na época, todas eram americanas), sempre via que os fazendeiros manuseavam fardos e mais fardos de feno para alimentar seus animais por conta das intempéries do país, em que ora era calor, ora muito frio. E não é que na manhã de sexta-feira, 24 de junho, me deparei com um caminhão de feno na avenida Presidente Getúlio Vargas se deslocando sentido Medeiros Neto.

 

Coisa de americano II

O leitor pode achar estranho eu abordar isso na minha Coluna, mas, o faço porque nossa região sempre foi, digamos, um oásis para alimentação dos rebanhos, inclusive, por aqui há o maior rebanho bovino da Bahia e do Nordeste, entretanto, em que situação chegamos! Por conta da longa estiagem provocada, dentre outras causas, pelo desmatamento das empresas madeireiras ao longo dos últimos 60 anos, corremos o risco de ser uma região desértica. Não é para assustar, mas, para prevenir.

 

Mas, falemos de política I

Primeiro de Itanhém, onde o sucessor de Gedeon Botelho e presidente do PP, Romeu Gazzinelli (Pio), comunicou em carta aberta a sua desistência de concorrer a Prefeitura de Itanhém ‘deixando’ o grupo do prefeito Bentivi com as calças arreadas. Ainda dá tempo de substituição? Dá, por que os jogadores estão à beira do gramado. Mas, é difícil, pois Pio, além de ser o candidato, era o centroavante financeiro da campanha. Pode arranjar substituto, mas, já entra no jogo perdendo…

 

Mas, falemos de política II

Em Medeiros Neto, o atual prefeito Nilson Costa já declarou que também é candidato e quem esperava seu apoio, se juntará, ou, cairá nos braços do grupo do ex-prefeito Beto Pinto. No centro, ressurge o DEM com a candidatura do dr. Alex Serapião, ancorado pelo pai, o ex-prefeito Adelgundes, que promete dar rumos à campanha este ano.

 

E em Teixeira de Freitas

Diria que o impossível aconteceu: água e óleo se juntaram.  Como no processo químico, a depender do volume de um, o outro pode ficar por baixo, ou por cima, assim é o caso dos eternos “inimigos” políticos Temóteo Brito e Uldurico Pinto. Eles se uniram, e Uldurico, além das emissoras de rádio, colocou na bandeja o radialista Lucas Bocão e o seu filho Júnior em apoio à candidatura de Temóteo a prefeito de Teixeira de Freitas. Dizem que já saiu vitoriosa em razão da soma das pesquisas.

 

Os motociclistas teixeirenses I

Não me cansarei de aqui abordar esse assunto, pois envolve vidas. A reclamação é geral quando se trata de punir àqueles que violam as leis de trânsito e isso não deve parar, uma vez que irresponsáveis continuam a cometer infrações pelas ruas de Teixeira de Freitas.

 

Os motociclistas teixeirenses II

Somente nesta sexta-feira (24/6) me deparei com duas situações que, se não estivesse atento – como sempre estou –, teria havido uma ocorrência policial. A primeira, foi nas imediações da casa lotérica do Mercado Caravelas, quando uma moto saiu por entre os espaços do canteiro lateral e convergiu à esquerda; na segundo, um pai com um filho com um dos braços engessado, na garupa de uma Biz, também convergiu à esquerda em frente a antiga Plantar. Nos dois casos, além de colocar em risco suas vidas, poderiam me causar sérios danos. Juízo!

 

STF vai legalizar ‘profissão de traficante’ I

A decisão que reduziu a punição a réu primário por tráfico de drogas pôs promotores e defensores em lados opostos. Para Marcelo Barone, promotor criminal de São Paulo e professor de Direito Penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a decisão do STF tem como “único objetivo esvaziar as prisões” no País e vai na contramão da política de combate ao tráfico de outros países.

 

STF vai legalizar ‘profissão de traficante’ II

“O que o Supremo fez foi legalizar a profissão de traficante e promover o aumento da quantidade de pessoas recrutadas pelo tráfico. Isso é ruim, ainda mais neste momento de crise econômica.” Ele afirma que a medida deve reduzir em mais da metade o período de encarceramento de traficantes ou estimular a adoção do regime aberto. “Hoje, o traficante, não importante a quantidade de drogas, já fica, em média, um ano na cadeia”. Com essa decisão, a pena dele cairá para três meses.