Cinco maneiras de ajudar o meio ambiente

1001

Manter o meio ambiente em harmonia é um desafio em qualquer parte do mundo. Diante de tanta poluição, exploração indevida e crescimento acelerado é realmente preciso tomar alguma providência. Cada pessoa pode fazer a sua parte para auxiliar a projetar um futuro mais promissor para o planeta.

Seja através de sua fauna ou flora, o Planeta Terra possui uma grande diversidade. Porém, o aumento populacional e principalmente a escassez de iniciativas de preservação tem impactado negativamente a natureza. Tragédias como a do rompimento da barragem do córrego do Feijão, em Brumadinho e da Mineradora Samarco, em Mariana são exemplos extremos de como o ser humano está apresentando problemas ao lidar com a natureza.

Para alertar e contribuir no processo de preservação será possível encontrar a seguir 5 maneiras para ajudar o meio ambiente.

1 – Racionar água

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) até 2050 mais de 5 bilhões de indivíduos poderão ser afetados com ausência de água. Logo, utilizar racionalmente os recursos naturais deveria ser uma regra mundial. O uso da água entra neste ponto. Seja ao lavar louça, tomar banho, escovar os dentes é preciso racionar.

2 – Evitar sacolas plásticas

Não somente sacolas de supermercado, mas qualquer produto de plástico tende a ser um problema. É que este tipo de objeto geralmente demora décadas para se decompor.

3 – Compartilhar objetos

Compartilhar objetos, serviços e afins pode ser uma saída na luta pela preservação ambiental. Ao invés de comprar um produto novo, já pensou que você pode alugar um? Este tem sido o modelo de negócios de grandes empresas como Airbnb, Uber e demais.

4 – Produzir menos lixo

Alguns levantamentos apontam que uma pessoa produz em média 450 quilos de lixo por ano. Reduzir este montante seria uma grande vitória. Uma forma de fazer isto é verificar a possibilidade de reutilização de embalagens, além de dar um destino correto à cada tipo de dejeto.

5 – Usar bicicleta

Trocar o carro ou ônibus por uma bicicleta no início pode soar um pouco estranho. Mas é algo altamente recomendável em tempos de alta emissão de gases poluidores. Neste sentido, pedalar para ir ao trabalho, para escola e demais passeios é uma alternativa para considerar. Ainda mais que trata-se de uma atividade que ainda vai render bons frutos em termos de saúde.

Através destas 5 dicas acima será possível iniciar um processo de reação diante de toda a problemática da poluição. Participar de uma iniciativa como esta de otimizar o uso dos recursos naturais pode impactar positivamente milhares de pessoas.

Permanecer na zona de conforto é algo natural para o ser humano. É preciso sair da zona de conforto ou pelo menos tentar. Levar uma garrafa de água para o trabalho e reutilizá-la. Usar sacolas de pano ao invés de sacolas plásticas. Começar a se locomover de bicicleta, ao invés de ir de carro em qualquer lugar. Existem inúmeras formas de contribuir para um planeta melhor. Afinal, ninguém vai querer ser lembrado como a geração que mais poluiu e degradou a natureza.