China apresenta seu primeiro centro de treinamento fora do país

460

Luneng, uma das equipes chinesas mais tradicionais, inaugura complexo esportivo em parceria com São Paulo, que negocia vinda de volante chinês; objetivo é formar novos jogadores para Super Liga Chinesa de Futebol e seleção nacional

A nova investida da China passa agora pelos campos de futebol brasileiro. O Luneng Football Club, um dos mais tradicionais e vencedores times chineses, inaugurou nesta terça-feira (15/7) o Luneng Brazil Sports Center (Centro Esportivo do Luneng Brasil).

Luneng, uma das equipes chinesas mais tradicionais.
Luneng, uma das equipes chinesas mais tradicionais.

O espaço, que fica em Porto Feliz, no interior de São Paulo, é o primeiro complexo de treinamento fora da China. O objetivo é formar novos profissionais que possam disputar a Super Liga Chinesa de Futebol e defender a seleção nacional.

Para tanto, o Luneng fechou parceria com o São Paulo Futebol Clube, que será responsável por orientar e treinar os atletas. O Centro Esportivo receberá jovens brasileiros e chineses de 13 a 17 anos.

Jogador Chinês

“O São Paulo já tem uma escola de futebol em Macau. O que iremos fazer, a partir de agora, é manter um intercâmbio que vai resultar na formação e na qualificação de novos atletas”, disse o diretor de Relações Internacionais do São Paulo, Gabriel Aidar.

Como parte dessa parceria, o tricolor paulista está prestes a acertar a contratação de um jogador chinês. O volante Liu Binbin, de 21 anos, que atua no Luneng, está cotado para participar de um período de experiência no São Paulo.

Sede da Copa

O Luneng Brazil Sports Center ocupa uma área total de 160 mil metros quadrados. Há cinco campos padronizados para treinamento e outros dois específicos para futsal. As instalações têm cerca de 4 mil metros quadrados e capacidade para acomodar 190 pessoas. O espaço conta com apartamentos para os jogadores, restaurante, academia de ginástica, sala de fisioterapia, piscina, área de recreação, lavanderia e sala de reuniões.

Recomendado pela Fifa, o Luneng Brazil Sports Center foi escolhido como sede da seleção de Honduras, que disputou a Copa do Mundo. Além disso, desde o início de julho, o time sub-15 do Luneng tem treinado diariamente no local. Em agosto, a equipe participa da Copa Nike de Futebol em Manchester (Inglaterra).

Legado Brasileiro

“Essa parceria será fundamental para fortalecer o futebol chinês, não só na parte técnica, mas também na área administrativa. Sem dúvida, a China tem muito a aprender com o Brasil”, afirma o gerente administrativo do Luneng Football Club, Lin Qingyang.

Fundado em 1998, o Luneng é um dos mais tradicionais e principais vencedores times da Super Liga Chinesa de Futebol. Atualmente, a equipe, que é comandada pelo técnico brasileiro Cuca, tem em seu elenco os jogadores Montillo (ex-Santos e Cruzeiro), Aloisio (ex-São Paulo) e Vágner Love (ex-Flamengo e Palmeiras). O treinador responsável pelas categorias de base do Luneng Football Club é Sérgio Baresi (ex-São Paulo). Com informações para a imprensa, Jorge Fernando Rodrigues da Ateb Comunicações.