Caravelas retorna ao Mapa do Turismo Brasileiro com a expectativa de atrair investimentos e mais visibilidade turística

9
Caravelas – Caravelas foi novamente incluída no Mapa do Turismo Brasileiro, um reconhecimento que abre portas para investimentos, capacitações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local. Esse status foi conquistado com planejamento, organização e o cumprimento de critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo.

Imagine uma cidade pequena, com paisagens deslumbrantes, uma cultura rica e uma população acolhedora. Mesmo com todas essas qualidades, ela ainda é desconhecida por muitos turistas. Agora, imagine essa mesma cidade sendo reconhecida oficialmente como um destino turístico, recebendo recursos para melhorar sua infraestrutura, capacitação para seus profissionais e maior visibilidade nas campanhas nacionais.

Certificação do município de Caravelas no Mapa Turístico Brasileiro

Estar no Mapa do Turismo Brasileiro traz diversas vantagens, como o acesso a recursos financeiros para melhorias em infraestrutura, como estradas, sinalização e equipamentos turísticos. Além disso, o município pode participar de programas de capacitação profissional para guias, recepcionistas e outros trabalhadores do setor, e ser incluído em campanhas promocionais que ampliam sua visibilidade. Com isso, o município também ganha prioridade em ações do Ministério do Turismo, como projetos de regionalização e desenvolvimento sustentável.

Para muitos municípios, ser incluído no Mapa do Turismo Brasileiro é uma transformação. Esse reconhecimento prova que eles têm muito a oferecer e abre caminho para o crescimento econômico, a geração de emprego e o fortalecimento do setor turístico. Com planejamento e compromisso, qualquer cidade pode seguir esse caminho e colher os frutos de um turismo sustentável e inclusivo.

Certificado de cumprimento de metas e inclusão do Conselho Municipal de Turismo de Caravelas no Programa de Regionalização do Turismo

Caravelas é um exemplo disso. Após ser excluída do mapa durante uma mudança de gestão, o município foi novamente incluído no último dia 12 de maio, um marco para o setor turístico local. A inclusão foi possível após o município concluir o processo de cadastramento no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA), enviar o cadastro para homologação na Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR) e obter a aprovação do Ministério do Turismo.

De acordo com a Secretária de Turismo e Cultura de Caravelas, Leila Fragoso, “a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro exige o cumprimento de critérios estabelecidos pela Portaria MTur nº 41/2021, como a existência de um órgão municipal responsável pelo turismo, recursos orçamentários destinados ao setor, prestadores de serviço regularizados no Cadastur e um conselho ou fórum municipal de turismo ativo”, explicou.

Leila Fragoso (Secretária de Turismo e Cultura de Caravelas) comemora o feito como uma grande conquista para o município

O Prefeito de Caravelas, Doutor Adauto, também enfatizou a importância dessa conquista. “Manter o município no Mapa do Turismo Brasileiro é um ato de responsabilidade administrativa que reconhece o potencial da nossa cidade para atrair turistas, investimentos e uma série de outros benefícios”, pontuou. Com informações do site Primeirojornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui