Caravelas realizou a 6ª conferência municipal de saúde

104
Caravelas – A 6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada no auditório do Colégio Polivalente de Caravelas nesta quarta-feira (22), com a organização do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é elaborar o Plano Municipal de Saúde para o triênio 2022-2025.

Em pauta, estava a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo, com a demanda da pandemia, período em que se perdeu grande número de vidas humanas, com o colapso – da saúde pública e particular – demonstrando a covid-19 foi a situação mais grave enfrentada pelo sistema de saúde brasileiro, dada a gravidade da infecção, a velocidade da transmissão do vírus, a falta de estrutura para atender grande quantidade de pessoas afetadas, ampliadas pela falta de informações, de medicamentos e de vacinas, dentre outros agravantes.
O pós-pandemia não está muito distante dos dias mais difíceis, com a reinfecção, com pacientes sequelados e com a necessidade de adoção de medidas para superar crises sanitárias, com ações da saúde, da economia, da educação e de várias outras pautas.
Foi justamente esses os temas principais discutidos no planejamento das ações de saúde no contexto social e político brasileiro, dando oportunidade aos gestores, trabalhadores da saúde e a comunidade discutir e planejarem as ações para o futuro do sistema de saúde do município.
A proposta do evento foi avaliar o enfrentamento das dificuldades e da superação de desafios, visando ampliar a importância do SUS e a necessidade de fortalecimento da rede de atendimento para garantir a vida e a saúde dos brasileiros.
Na prática, a conferência é a ferramenta utilizada para avaliar as ações do SUS de Caravelas e elaborar as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) do município, com participação e controle social.

De acordo com a Secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho, “essa é a primeira conferência municipal de saúde realizada pós-pandemia, por isso, é maior a responsabilidade de debater a saúde, à medida que é necessário buscar o fortalecimento da estrutura pública e dos serviços oferecidos à população, capazes de garantir a saúde e a qualidade de vida à população”, disse. Fonte: Assessoria de Comunicação / Diógenes Marques Cunha (DRT 05668/BA).