Caravelas inaugura marco da reativação da Ferrovia Bahia-Minas

493

O ato realizado neste domingo (30/04), no distrito, reuniu prefeitos de todos os onze municípios cortados pela rodovia, além de vereadores, deputados estaduais e federais dos estados de Minas Gerais e Bahia, todos assinando o termo de adesão e o compromisso com o projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas.

Uma assinatura em que todos escrevem seus nomes na história, pleiteando o retorno dos tempos áureos do transporte de minérios e desenvolvimento no trecho entre os estados de Minas Gerais e Bahia.O projeto de reativação será executado pela Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda no trecho de Caravelas (BA) à Araçuaí (MG), com a inserção de dois novos ramais (Teixeira de Freitas e Itabatan (distrito de Mucuri). O trajeto ainda inclui Posto da Mata e Argolo (distritos de Nova Viçosa) em solo baiano. Já em Minas Gerais a ferrovia passa por Serra dos Aimorés, Nanuque, Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro até seu destino final: Araçuaí no Vale do Jequitinhonha. O investimento, somente na fase do projeto, é de cerca de R$ 2,4 bilhões.

O executivo da empresa, Divino Passos, explicou que a Ferrovia Bahia-Minas, pode se tornar a mola propulsora da economia da região de tríplice fronteira (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo).

Jean Freire (Deputado Estadual/MG), membro da Comissão Pró-Ferrovias da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, destacou que o trajeto fará a ligação entre Caravelas a Araçuaí, passando pelas mesmas cidades e municípios da antiga ferrovia, criada em 1881, com algumas mudanças.

Representando o governo baiano, Osni Cardoso (Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia), acompanhado de Paulo Magalhães (Deputado Federal), disse que a ferrovia tem tudo para se tornar uma importante alternativa ao transporte de minério, eucalipto, celulose e combustíveis, principalmente o etanol produzido pelas usinas sucroalcooleiras Santa Maria, no território de Caravelas e DASA, no município de Serra dos Aimorés.

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, anfitrião do evento e um dos principais percursores deste sonho, se emocionou durante o discurso de recepção e no discurso sobre a trajetória de 6 anos compartilhando o sonho da reativação da ferrovia.

Momento da assinatura do termo de adesão para a reativação da ferrovia

A cerimônia contou com a participação dos prefeitos baianos, Silvio Ramalho (Caravelas), Zico de Baiato (Alcobaça) e Luciana Machado (Nova Viçosa); e de Minas Gerais, Iran Pacheco Cordeiro (Serra dos Aimorés); Gilson Coleta Barbosa (Nanuque); José Amadeu Nanayoski Tavares (Carlos Chagas);  Daniel Batista Sucupira (Teófilo-Otoni); Gildésio Sampaio de Oliveira, o “Nego Sampaio” (Poté); Kalid Nedir Maikel (Ladainha); Milton Coelho de Oliveira, o “Nem Capotão (Novo Cruzeiro); Joaquim Neres Xavier Dias, o “Kinca Dias” (Salinas); Diógenes Timo Silva (Virgem da Lapa); Antônio Adônis Pereira (Juatuba) e o vice-prefeito, Kélvio Marcílio Silva Oliveira, o “Marcílio Dentista” (Araçuaí), representando o prefeito Tadeu Barbosa de Oliveira, o “Tadeu do Posto”. O Prefeito de Mucuri, Robertinho, foi o único da Bahia a não pode comparecer nem enviar representante. Fonte: Ascom da Prefeitura de Caravelas

Teve ainda a participação de diversos empresários do setor industrial, estudiosos, entusiastas do projeto e moradores de Caravelas, especialmente do distrito de Ponta de Areia, com participação de alunos da Escola Municipal Ede Santos de Ponta de Areia e da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) de Caravelas.