Caravelas festeja 159 anos de emancipação política

329

Na quarta feira (23/4), a cidade de Caravelas, no Extremo Sul da Bahia, festejou os 159 anos de sua emancipação política. A festa começou com alvorada da Filarmônica Lira Santo Antônio, e, às 9 horas, foi realizada a missa solene em ação de graças pela data histórica na Igreja Co-Catedral com o padre Wanderley, e presenças do prefeito Jadson Ruas; a primeira-dama, Ariane Ribeiro, e de vários secretários, vereadores e amigos.

Prefeito Jadson Ruas, secretários e vereadores na missa em ação de graça pelo aniversário de 159 anos de emancipação política de Caravelas.
Prefeito Jadson Ruas, secretários e vereadores na missa em ação de graça pelo aniversário de 159 anos de emancipação política de Caravelas.

Uma caravela construída pelo artesão e ator caravelense Nonato chegou trazendo o tradicional bolo de aniversário, que foi distribuído aos fiéis e visitantes em um toldo montado na praça da Matriz.

No período da tarde, após um arrastão cultural que percorreu as ruas do Centro histórico, a comemoração se concentrou na quadra poliesportiva da praça de alimentação, onde os jovens músicos da Filarmônica Lira de Santo Antônio, da Filarmônica Lira Imaculada Conceição da Barra de Caravelas, e os grupos culturais como Umbandaum, Afilhados de Gandhy, Bloco da Burrinha de Ponta de Areia, artistas do Circo Don Juan de Cumuruxatiba, Grupo da Marujada de Nossa Senhora da Piedade de Volta Miúda, animaram o público presente com suas apresentações. Às 22 horas, ainda aconteceu show de Netinho e Banda, seguidos por Caio & Cia, que fecharam a programação musical.

Grupo Cultural Umbandaum, no aniversário de 159 anos de emancipação política de Caravelas.
Grupo Cultural Umbandaum, no aniversário de 159 anos de emancipação política de Caravelas.

A cidade de Caravelas, com seus 511 anos de idade, guarda muitas belezas e um clima hospitaleiro que a faz ser bastante procurada por visitantes de todas as partes do País. Conhecida também pela diversidade de grupos e movimentos culturais e festas religiosas tradicionais, Caravelas abriga ainda o internacionalmente conhecido Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e uma extensa área de manguezais que abrigam uma das maiores concentrações de peixes em variedade por metro quadrado, ricos bancos de camarões e siris, além de guardar o maior e mais rico banco de corais do Atlântico Sul. Fonte: Ascom / PMC.