Capitão França é promovido a major da PM

991
Capitão França foi promovido a major nesta quarta-feira (6).
Capitão França foi promovido a major nesta quarta-feira (6).

A edição de número 21.082, desta quarta-feira, 6 de março de 2013, publicou a promoção ao posto de major do QOPM, pelo critério de merecimento, o capitão Anacleto França Silva, matrícula n.º 30.227.354-7, com base nos artigos 126, inciso II, § 2º, e 137, “caput”, da lei n.º 7.990, de 27 de dezembro de 2001.

O, hoje, major França, depois de quase 20 anos de prestação de serviços no 13º Batalhão de Polícia Militar em Teixeira de Freitas, aonde chegou a ocupar o cargo de subcomandante da unidade policial, recebeu a missão de comandar a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis no início de agosto de 2012, função que deveria ser ocupada por major, mas, o comando-geral, acreditando em sua capacidade, o nomeou para o cargo, após a exoneração do tenente-coronel Roosewalt Salustiano.

Mesmo a cidade de Eunápolis figurando entre as cidades mais violentas da Bahia, as ações implementadas pelo comandante França (um homem de estratégia) vêm minimizando a situação a cada dia, tendo a cidade, no final do ano, permanecido por mais de duas semanas sem homicídios, o que foi motivo de elogios por parte de seus superiores.

Vasto currículo

O major França fez história na região de Teixeira de Freitas por ter comandado as principais e maiores operações policiais de conflitos e desarticulação de quadrilhas dos últimos anos na tríplice fronteira do Extremo Sul baiano, muito embora não goste da referência, é, atualmente, considerado um dos 10 oficiais mais bem preparados do Estado da Bahia.

Trata-se de um policial extremamente operacional e louvado no oficialado baiano como um dos mais táticos experientes oficiais em conflitos.

Homem de vida ilibada e idônea a toda prova, de fácil relacionamento, estrategista por natureza, de alta habilidade operacional e enaltecido pela sua capacidade de planejamento.

Falando à imprensa, o major Anacleto França disse que a sua vida é feita de desafios diante das variadas missões que já recebeu do Estado, e se declarou feliz e satisfeito com a sua nomeação para Eunápolis, uma das mais importantes cidades do interior da Bahia, ressaltando que o seu papel inicial é mapear a cidade e integrar a Polícia Militar com a Polícia Civil, Ministério Público e o Poder Judiciário, a fim de promover uma polícia ostensiva capaz e adequada para resguardar os direitos da população e ter a comunidade como a sua melhor e maior aliada em combate ao crime.

Quem é o comandante França?

O comandante da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar de Eunápolis, major Anacleto França Silva, 40 anos, é natural de Salvador, casado e pai de três filhos. Há 22 anos integra os quadros de oficiais da Polícia Militar da Bahia. Major França é bacharel em direito pela Faculdade do Sul da Bahia – Fasb, pós-graduado em segurança pública pela Universidade Estadual da Bahia – Uneb, pós-graduado em gerenciamento de crises pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e é pós-graduado em inteligência estratégica pelo POSEAD.

Ingressou na PM aos 18 anos, em 1990. Deixou a Academia de Oficiais da Polícia Militar da Bahia em 1993, como aspirante a tenente. No dia 2 de julho de 1994 foi promovido ao posto de 2º tenente. Em 7 de agosto de 1997 foi elevado ao posto de 1º tenente. E em 6 de janeiro de 2006 foi promovido ao posto de capitão. Tendo ainda, recentemente, sido aprovado no curso superior da Polícia Militar da Bahia, que lhe expediu o passaporte para o seu ingresso no alto oficialado.

França já foi comandante da Companhia de Emprego Tático e chefe do Núcleo de Inteligência do 13º Batalhão da Polícia Militar em Teixeira de Freitas. Coordenador de Planejamento Operacional e chefe do Núcleo de Inteligência da Companhia de Ações Especiais da Mata Atlântica de Posto da Mata – Caema; coordenador de Planejamento Operacional e, por último, subcomandante do 13º BPM de Teixeira de Freitas. Já foi condecorado pela Polícia Militar da Bahia com a medalha de tempo de serviço (20 anos) e homenageado com o título de cidadão honorário do município de Teixeira de Freitas pelo Poder Legislativo.

Foi outorgado em vários cursos de aperfeiçoamento, entre eles: Efeitos Investigatórios pela Academia de Polícia Militar da Bahia; Resgate em Socorros de Urgência pelo Centro de Estudos de Trânsito; Cursou em Orlando, na Florida, e Los Angeles, Estados Unidos, o curso na área de Segurança Policial/Táticas e Armas, para Supervisor em Operações Especiais Táticos, na Swat e ministrado pela USPIT Academy Public Salety Institute; Inteligência Policial pela Coordenadoria de Missões Especiais da Bahia; Técnica de Ensino pela Academia de Polícia Militar; Curso de Integração dos Princípios dos Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário pela Cruz Vermelha Internacional.

O comandante Anacleto França ainda cursou Investigação Policial, Direitos Humanos, Sistema de Comando de Incidentes, Uso Progressivo da Força e Busca e Apreensão pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça – SENASP. Cursos de Ações Táticas pelo Batalhão de Polícia Choque da Bahia e curso de Programação Neurolinguística pelo Instituto Holos. O capitão França foi ainda integrante do 1º Seminário de Tiro Policial da Academia de Polícia Militar da Bahia e do 1º Seminário Nacional de Negociadores do Ministério da Justiça.

Outra promoção

No mesmo Diário Oficial do Estado da Bahia, o governador Jaques Wagner também promoveu ao posto de tenente-coronel do QOPM, pelo critério de merecimento, o major Ubiraci Barbosa da Silva, matrícula n.º 30.177.186-9, com base nos artigos 126, inciso II, § 2º, e 137, “caput”, da Lei nº. 7.990, de 27 de dezembro de 2001.

Tenente-coronel Ubiraci é o comandante da Cipe/MA, antiga Caema. Por Antônio Carlos com compilações do site Radar64, e Athylla Borborema, jornalista do Teixeiranews.