Brasil alcança 300 novos mercados internacionais e reforça posição no agronegócio global

10

Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, 62 novos destinos foram adicionados à pauta de exportações do agronegócio brasileiro

(Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

247 – O Brasil alcançou um marco histórico no agronegócio ao abrir 300 novos mercados internacionais em menos de dois anos, consolidando sua posição como um dos principais players globais do setor. A conquista foi possível graças ao esforço conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que ampliaram a diversificação das exportações brasileiras.

Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 62 novos destinos foram adicionados à pauta exportadora do Brasil, permitindo que o país não só ampliasse o número de mercados, mas também a diversidade de produtos exportados. Além das tradicionais carnes e grãos, itens como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e até produtos de reciclagem animal, como penas de aves, passaram a integrar a pauta internacional.

Em um cenário de expansão, foram criados 11 novos postos de adidos agrícolas no exterior, elevando o número total para 40 representantes. Esses profissionais têm desempenhado um papel fundamental ao superar barreiras técnicas e promover os produtos brasileiros, garantindo a visibilidade do agronegócio nacional no mercado global.

“Hoje celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro. São 300 mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula, gerando emprego e oportunidades para nossos agricultores, pecuaristas, e todos os que fazem parte dessa cadeia produtiva. Em 2025, seguiremos com o mesmo empenho e determinação, buscando ainda mais conquistas para o agro”, afirmou Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, também destacou a importância dessa expansão, dizendo que este foi “um ano para entrar na história. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, tivemos recorde de aberturas de mercado e a maior ampliação no número de adidos agrícolas. Para 2025, intensificaremos as ações em parceria com a ApexBrasil e o MRE, garantindo que as oportunidades geradas sejam efetivada”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui