Bolo fúnebre | Bastidores

764

Tendo como lema ‘nenhuma comarca sem juiz’, dezenas de advogados de Teixeira de Freitas e região fizeram um ato público em frente ao Fórum da Comarca para reivindicarem do Tribunal de Justiça a presença de magistrados, sendo servido na ocasião uma espécie de “Bolo Fúnebre” para simbolizar de forma cômica o descaso do TJ/BA.

 

Presenças

Da presidente da OAB Subseção de Teixeira de Freitas, dra. Maria Goretti, do vice-presidente da Ordem, dr. Daniel Moraes, do Conselheiro Federal da OAB do Estado da Bahia, dr. Fabrício Castro e da presidente do Núcleo de Práticas Jurídicas da FASB, entre outras autoridades e para justificar a ausência de magistrados a presidente da Subseção exemplificou: “Se existe a propositura de uma ação e não existe um juiz para fazer o despacho, fazer uma audiência e dar uma sentença, não existe a prestação jurisdicional (…) é por esse serviço que estamos protestando simbolicamente com um bolo fúnebre. Estamos cantando parabéns pois a primeira vara de Teixeira de Freitas está há mais de um ano sem juiz”

 

Não é só Teixeira de Freitas

Segundo informações existem na Subseção de Teixeira de Freitas cerca de 800 advogados e, a ausência de magistrados deixa os operadores do direito em situação bastante crítica, o que impacta diretamente na sociedade e nas relações sociais e dos conflitos existentes. E assim como Teixeira de Freitas está as comarcas de Medeiros Neto, Caravelas e Nova Viçosa.

 

Empresa suspensa pela Anac

Vencedora da licitação para fornecimento de novo avião alugado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a Colt Transportes Aéreos S/A está proibida de fazer operações aéreas no Brasil. A empresa, que passou a transportar o presidente Michel Temer (PMDB) em viagens de longa duração, teve seu Certificado de Empresa de Transporte Aéreo suspenso desde 3 de novembro de 2016. Segundo informado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a suspensão se deve a “deficiência no sistema de registros de panes, de treinamentos de funcionários, de controle de itens MEL (Lista de Equipamentos Mínimos) e de execução de tarefas de manutenção”.

 

Junho do ano passado

Mas, de acordo com a Folha de S. Paulo, como o contrato com a FAB ocorreu antes disso, em 6 de junho do ano passado, a Força informou que a proibição não afetou o processo. “Todos os requisitos operacionais contratados seguem sendo atendidos plenamente e sem interrupção”, afirmou ao jornal. De acordo com a publicação, a Colt ganhou uma licitação de US$ 19,77 milhões, o equivalente a R$ 71,2 milhões, para fornecer um Boeing 767-300ER com custos de manutenção, logística e seguro. Que Deus o ajude, no entanto, vai depender do número de políticos que vai seguir viagem com ele.

 

Início das obras

Durante um concorrido café da manhã na terça-feira (18/7), a presidente da ACE – Associação Comercial de Teixeira de Freitas, Lúcia Ferraz reuniu diversos empresários e presidentes da CDL, e Sincomércio para o pontapé inicial de início das obras da nova sede da entidade que está localizada na rua Adalgezira Pereira Araújo, 94, bairro Vila Vargas, próximo ao Mercado Caravelas. “Este é um prédio velho que iniciamos hoje a reforma e queria mostrar o início de tudo, por isso convidei nossa diretoria, amigos e parceiros para este café da manhã, porque este sonho é de todos nós. Vamos fazer a diferença”, enfatizou a presidente.

 

Campanha de Natal

CDL lança campanha de Natal 2017 com premiação de dois carros zero aos consumidores. Em noite de glamour o lançamento aconteceu dia 20 de julho em uma das casas de eventos de festa da cidade de Teixeira de Freitas, acompanhado por um coquetel, sorteios de brindes e dentre eles uma TV led 32 e uma bicicleta. Vários empresários aderiram a campanha comprando os kits ali mesmo. Tudo para estimular o setor a mudar de ânimo e preparar o clima da cidade para a data mais importante do ano que é o Natal.

 

Aniversariantes

Nossos parabéns aos munícipes de Lajedão e Ibirapuã que nesta semana comemoraram 55 anos de emancipação político-administrativa. Lajedão dia 16 de julho e Ibirapuã, 20. Os parabéns em especial ao prefeito Antônio Calixto de Ibirapuã e Betão de Lajedão.

 

Final de Coluna

Torço pra que chegue o dia em que o povo possa parar de pedir e assim, nossos políticos deixem de ser remunerados.