Bertholdo confronta Moro e o acusa de inspirar atentado ao STF: “pessoas como você também estavam presentes”

5

Advogado critica ambiguidade de Moro e o responsabiliza por discurso que teria influenciado terrorista suicida em ataque ao Supremo

Roberto Bertholdo
Roberto Bertholdo (Foto: Reprodução Youtube)

247 – O advogado Roberto Bertholdo divulgou nesta sexta-feira (14) um vídeo contundente em resposta ao ex-juiz e senador Sergio Moro (União-PR), acusando-o de contradição e de incentivar, ainda que indiretamente, o discurso extremista que culminou no atentado terrorista à sede do Supremo Tribunal Federal (STF) na última quarta-feira (13). Bertholdo destacou a ambiguidade de Moro, que, em declarações recentes, condenou o ataque, mas anteriormente minimizou os atos golpistas de 8 de janeiro ao criticar as punições aplicadas pelo STF.“Vamos conversar de homem para moleque. No caso, eu sou o homem e você [Moro] o moleque”, disparou Bertholdo, em tom incisivo, ao questionar a postura dúbia do senador.

Condenação e ambiguidade

No ataque de quarta-feira (13), um homem conhecido como Tiu França detonou explosivos em frente à estátua “A Justiça”, símbolo do STF, após proferir discursos contra o tribunal. Nas redes sociais, Moro condenou o ato: “Repudio qualquer ato ou tentativa de violência ou de ataque às instituições, ainda que proveniente de pessoa aparentemente insana e desequilibrada.” Apesar da condenação, o advogado confrontou a contradição com outra fala recente do senador, em que ele criticou as penas aplicadas pelo STF contra os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Na ocasião, Moro afirmou que o tribunal “pesou a mão” e considerou “demasiada” uma pena de três anos para quem “pinta de batom uma estátua da Justiça”.Bertholdo não poupou críticas. “Moro, agora eu vou mostrar um vídeo que você gravou ontem (quinta). Você faz uma crítica pesada ao STF, defendendo aqueles vândalos golpistas do oito de janeiro. Pois bem, Moro. Em qual Moro eu devo acreditar? No que repudia, ou naquele que aponta excesso e mão pesada do STF?”

Ligação com o discurso extremista

O advogado foi além, atribuindo a Moro parte da responsabilidade pelo atentado ao STF. Segundo Bertholdo, o autor do ataque fez menções ao discurso do senador sobre o batom na estátua. “O homem que se explodiu ontem, diante dessa mesma estátua, fez várias menções a essa pessoa [Moro], dizendo que batom é pouco, e o que é importante é bomba.” Ele completou: “Pessoas como você também estavam presentes.”

Bertholdo concluiu seu vídeo exigindo que Moro assuma a gravidade de suas palavras e os impactos de seu discurso, questionando a sinceridade de sua condenação ao ataque terrorista. Para o advogado, a retórica ambígua do senador alimenta o extremismo e dificulta a defesa da democracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui