BASTIDORES

338

Mais uns dias

O sufoco que o prefeito Apparecido Staut passou nos últimos dias levou-o a botar a máquina administrativa para funcionar (com a execução de várias obras), pois, só assim poderia ancorar-se numa possível queda, o que acabou não acontecendo ainda, haja vista que o presidente do Tribunal, ao se ver diante do empate, pediu vista.

Bom seria

Se a cada semana (processos não faltam) o prefeito Apparecido tivesse uma ação a ser julgada, pois assim a cidade ganharia outros ares.

O afastamento do prefeito I

Quando o prefeito de Teixeira foi afastado pelo TRE, ele esteve com o governador,em Porto Seguro, levado pelo vereador Henrique da Ceplac, que é amigo pessoal do governador. O teor da conversa não foi revelado, porém, o vereador afirma nos bastidores que o prefeito não será cassado. Tudo indica que essa afirmativa é verdadeira, pois, o TER, no último dia 14, julgando o embargo do mesmo processo, não chegou ainda a decisão final, porque houve empate entre os membros do Pleno. O presidente do Tribunal é que vai dar o voto de minerva; ele adiou a decisão final sem data marcada para o veredicto.

O afastamento do prefeito II

O prefeito responde a dois processos por crime eleitoral, mas, só está sendo julgado até agoraem um. Porém, se o tribunal julgar favorável ao prefeito o primeiro processo, automaticamente ele também deve ganhar no segundo. Tudo indica que Teixeira vai ter que engolir esta administração até o final. Se o prefeito já achava que pode tudo, imagine depois que for sacramentado pela justiça. Triste sina de uma cidade abandonada pelo poder público. O pior é para quem vai receber a cidade depois.

Falta de planejamento

Tenho afirmado com frequência que Teixeira está inchando, isto é, crescendo sem planejamento. Ao andarmos pela cidade vemos que a Embasa está implantando a rede de esgoto e o prefeito está asfaltando as ruas do centro – sem ao menos esperar que a rede de esgoto seja implantada primeiro. Além disso, asfaltam ruas sem rede de águas fluviais, com isso as águas ficam empossadas, causando alagamentos.

O problema social será agravado

A operação Cruzeiro do Sul, deflagrada para combater a máfia do carvão, continua em atividade para concretizar as prisões decretadas e desbaratar a quadrilha. O número de fornos destruídos pela polícia ultrapassa a casa de mil. Com isso, haverá um número grande de desocupados sem nenhuma fonte de renda. Certamente o problema social vai se agravar ainda mais na região. O poder público em conjunto com as empresas de celulose deve buscar soluções para atenuar este grave problema que será gerado com a falta de ocupação para aqueles que trabalhavam nas carvoarias.

Ação em fronteiras apreende drogas

De junho a dezembro deste ano, tropas federais coordenadas pelos Ministérios da Justiça e da Defesa apreenderam 115,3 ton. de cocaína e maconha na fronteira do Brasil com os países vizinhos. O volume é 14 vezes superior às apreensões de drogas no primeiro semestre, segundo balanço do primeiro semestre do Plano Estratégico de Fronteiras, divulgado pelo seu coordenador, o vice-presidente Michel Temer. “Foram resultados tremendamente benéficos para o país e a região”, disse ele.

O plano antidrogas

Lançado em junho passado pela presidenta Dilma Rousseff, o plano prevê ações de 26 órgãos públicos e 12 ministérios, com o objetivo de reforçar a segurança nos 16,8 mil quilômetros de fronteira com 10 países, por onde passam 80% das drogas, armas e contrabando que entram no país, além de melhorar as condições de vida de mais de 6 milhões de habitantes de cerca de 500 municípios remotos.