BASTIDORES 31 de dezembro/2011 a 04 de janeiro/2012

321

Flávio demitido

Não é que o prefeito de Teixeira de Freitas, Apparecido Staut, cedendo a pressões da Câmara de Vereadores e da CPI (criada para apurar as supostas irregularidades nos loteamentos em Teixeira de Freitas), acabou demitindo o competente secretário de Infraestrutura, Flávio Arruda Sampaio?

Só não consigo…

Entender uma coisa: como é que o prefeito conhecido por sua prepotência relaxou a guarda para demitir o Flávio?

Se continuar assim

Ele acabará por demitir quase todo o seu secretariado, menos o colega e secretário de Meio Ambiente, Joel Valentin… Um passarinho acaba de me contar que será ele quem ocupará a pasta deixada pelo Flávio.

Uma coisa posso adiantar

O secretário de Meio Ambiente é a pior escolha para a pasta, até porque meu passarinho me informou que o “Lealzinho” queria a volta de uma conhecida engenheira para auxiliá-lo, mas barrada por outro nome de livre escolha de Valetin. Isso vai dar m…

Por outro lado,

Começo a crê que as coisas estão mudando no reino abatinado, pois, outrora, bastava a queda de um secretário para o primeiro-ministro Dr. Rodrigo ocupar o seu lugar interinamente. E, agora, por que isso não aconteceu? São respostas para 2012.

O feitiço contra o feiticeiro

Todos os nove vereadores de Mucuri eleitos em 2008 foram presos por crime de extorsão. Um dos vereadores fez a denúncia. Na apuração ficou constatado que o denunciante queria receber mais do que os outros, como não conseguiu, botou a boca no trombone, mas ocorre que ele já tinha metido a mão na cumbuca, por isso foi parar atrás das grades também.

Um exemplo a ser seguido

Os poderes deveriam ser independentes, porém, nem sempre isto acontece. Manda mais quem tem a chave do cofre nas mãos. O Judiciário quase sempre depende do Executivo, por isso, muitas vezes se curva a influencias externas. No caso de Mucuri, o Judiciário não só mostrou independência, como também deu um exemplo ao país de que, o que tem que ser feito, deve ser feito, doa em quem doer. “Duro Lex ad Lex”.

O papel da imprensa

Dizem que a imprensa é o quarto poder, essa afirmativa é válida até certo ponto. A imprensa investigativa tem poder, porém, é necessário que tenha compromisso com a verdade. O papel da imprensa no país nunca foi tão marcante como foi no primeiro ano do governo da presidenta Dilma. Isso ocorreu porque a presidenta não deixou nada embaixo do tapete, tudo que foi denunciado se procurou apurar, e os responsáveis foram punidos.

Lei reclassifica entrância I

De nove Promotorias de Justiça. Nove Promotorias de Justiça do interior do Estado classificadas como de entrância intermediária passaram, a partir de terça-feira (27/12), a ter nova classificação. A exemplo do que veio a ocorrer com os magistrados, que a partir de agora podem permanecer em suas comarcas e alcançar o cargo de desembargador direto sem ter que ir para a capital, pois adquiriram a classificação de Justiça de Entrância Final.

Lei reclassifica entrância II

A Lei n.º 12.375, que reclassifica a entrância das Promotorias com sede nas comarcas de Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, foi sancionada pelo governador em exercício, Otto Alencar, e publicada no Diário Oficial do Estado de terça (27/12). Todas elas passam agora a ser Promotorias de Justiça de Entrância Final.

Uma mensagem de paz

Ao findar mais um ano da administração do prefeito de Teixeira de Freitas, quero desejar-lhe e a sua equipe que o próximo ano seja coroado de êxito. Que faça o máximo para sanar as contas do município e concluir as obras que estão paralisadas, pois isso só evitará problemas futuros com a justiça. Embora, em razão de tantos desmandos ao longo destes anos, mesmo depois que entregar o cargo continuará a responder judicialmente.