Bastidores (30 de abril/2014)

9

Camelódromo? I

Este final de semana, assisti à luta de alguns “camelôs”, digo, vendedores ambulantes, em busca de espaço nas vias públicas de Teixeira de Freitas, por que, por recomendação do Ministério Público (MP), será preciso retirá-los dos lugares que ora ocupam…

Camelódromo? II

É fato, como já disse antes, que a cidade, por ter ficado sem comando, as calçadas e até as vias públicas foram aos poucos sendo ocupadas, e, agora, os “invasores” se consideram donos desses pedaços. Se for quantifica-los aqui, será necessária uma fotografia aérea, para, quiçá, conseguir enumerá-los.

Camelódromo? III

É claro que isto tem causado uma reação, mas é preciso lembrar aos incautos que o município tem poder de Polícia (não significa Polícia Civil, Militar, Federal etc.) para deliberar sobre os espaços públicos – a própria expressão já revela – que público significa de todos, não de alguns, em especial, no momento em que a palavra de ordem é mobilidade.

Camelódromo? IV

Se bem me lembro e muitos também, a força usada na administração do ex-prefeito Wagner Mendonça para regulamentar a situação dos camelôs e a implantação da Portaria 304, “acabou” com o abate clandestino de gado.

Camelódromo? V

Hoje, a maioria dos “camelôs antigos” está alocada ao redor do mercadão, no entanto, alguns deles criaram uma espécie de serviço ambulante para venda com carrinhos, e é esse o problema do momento que precisa ser regulamentado, ou extinto, como querem alguns.

Você sabia

Que segundo dados da Previdência Social, foram registrados 104 acidentes fatais na Bahia em 2012 e que dados preliminares de 2013 (que não foram ainda concluídos) já somam 89 mortes no Estado?

Supersimples I

Câmara dos Deputados vota projeto que atualiza o SuperSimples. Alterações preveem que empresas sejam classificadas pelo porte (não pela atividade) e que a substituição tributária seja extinta ou abatida na íntegra para pequenas empresas.

Supersimples II

A aprovação do Novo Simples vai permitir que a substituição tributária seja extinta ou tenha um abatimento na íntegra para as empresas de pequeno porte. Atualmente, as Secretarias da Fazenda dos estados utilizam esse mecanismo de arrecadação para cobrar antecipadamente o ICMS das mercadorias adquiridas pelos empreendedores. Isso significa que o empresário precisa pagar o ICMS antes mesmo de saber se os produtos serão vendidos.

Supersimples III

O presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Barretto, comenta a importância dos aprimoramentos na substituição tributária. “Isso faz com que os donos de pequenos negócios fiquem sem capital de giro e corram o risco de quebrar ou de serem empurrados para a informalidade. Esse é um mecanismo que se banalizou para todas as categorias. Queremos que esse instrumento seja usado apenas para as empresas de maior porte.”

Supersimples IV

O aprimoramento do Supersimples é uma das principais bandeiras da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Até o fim de maio, o ministro Guilherme Afif Domingos terá visitado todos os estados brasileiros com a Caravana da Simplificação. O evento mobiliza os governos federal, estaduais e municipais, além de representações comerciais, empresários e entidades do segmento, para debaterem o tema.

Bill Gates está de volta I

Com uma fortuna de 76 bilhões de dólares. A edição de abril da revista “Forbes Brasil” traz uma matéria de capa exclusiva sobre o retorno de Bill Gates à Microsoft. Em 2014, ele voltou ao topo do ranking da Forbes como o homem mais rico do mundo, além de ser também o sexto mais poderoso.

Bill Gates está de volta II

Bill Gates voltou para a empresa como braço direito do novo CEO, Satya Nadella. Os dois juntos prometem trazer ânimo aos negócios e também uma simbologia de resgate da companhia. Um movimento claro de mudanças foi o lançamento do pacote Office para iPad, que inclui os aplicativos Word, Excel e Power Point. Em sete dias após o anúncio feito por Nadella, mais de 12 milhões de downloads foram feitos.