Bastidores (28 de setembro/2014)

313

Festa do Padroeiro

São Francisco de Assis da paróquia teixeirense do mesmo nome já começou desde o dia 25 e vai até o 4 de outubro. O tema deste ano é: Exemplo de amor profundo pela Santíssima Eucaristia. A comunidade está engajada e durante todas as noites haverá a participação de shows musicais. Léo Mantovani apresentou-se na abertura e o encerramento terá o Grupo Raio de Luz.

Aprovação de contas

Tanto o prefeito de Medeiros Neto, Nilson Costa/PSB, quanto o de Lajedão, Humberto Cortes “Betão”/DEM, estão tendo suas gestões elogiadas pela equipe da Almeida Prado Assessoria Contábil, pois ambos tiveram suas contas do exercício 2013 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Prestação de Contas

O governo municipal de Teixeira de Freitas promoverá na próxima terça-feira (30/9) Audiência Pública para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2014. O evento acontecerá na Câmara Municipal, às 17h30, aberto a toda a comunidade. A audiência se dá em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101) que estabelece que o Executivo deve demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais a cada período de quatro meses.

Voo comercial

A Azul Linhas Aéreas começa a operar seus voos comerciais a partir desta segunda-feira (29/9) e, segundo informações, o voo já está lotado e a procura por passagens é bastante intensa. Eles, inicialmente, ocorrerão nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Acredito que

Num curto espaço de tempo a empresa aérea deva disponibilizar voos no sábado e domingo, quiçá, diários, devido à procura de nosso litoral com suas belezas naturais, e também as visitas ao Parque Marinho de Abrolhos.

Não tenho dúvidas

Que mais uma vez o empresariado de Teixeira de Freitas terá grandes ganhos com os voos regulares, porque, além das praias paradisíacas das cidades de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado – que completo com as de Barra do Cahy e o Corumbau –, haverá o turismo de negócios que será alavancado aqui na cidade.

Fifa proíbe investidores no futebol I

Segundo notícia publicada na imprensa, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou na sexta-feira (26/9), na sede da entidade, em Zurique, que será proibida a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol. “Tomamos uma decisão muito firme, no sentido de proibir a participação de terceiros. Mas, vamos criar uma comissão e dar um prazo para o mercado se adaptar”, declarou Blatter.

Fifa proíbe investidores no futebol II

Instado a dar mais detalhes sobre o assunto, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que o período de transição deve ser “de seis a oito janelas de transferência” – ou seja, de três a quatro anos. “O que é certo é que vamos banir a presença de terceiros, de investidores. Até março vamos definir o período de transição”, declarou Valcke.

Fifa proíbe investidores no futebol III

Na prática, a Fifa quer que apenas clubes sejam donos de direitos econômicos de jogadores. Há ainda muitos pontos a serem discutidos pela comissão da Fifa que cuida do caso. A forma mais comum de burlar a proibição é por meio de “clubes hospedeiros”, os “times de empresário”, aqueles que, na prática, inexistem, mas, servem para que um jogador seja registrado e, então, emprestado a um time maior, uma vitrine.

Fifa proíbe investidores no futebol IV

Os “hospedeiros” já estão na mira da entidade. Por meio do TMS (Transfer Market System), a Fifa já identificou um clube uruguaio e dois argentinos que registraram a compra de atletas por um valor e a venda em curto período por valores muito superiores. A entidade que manda no futebol mundial aplicou multa de 50 mil francos e a proibição de atuarem em duas janelas de transferência. Os próximos alvos são os “hospedeiros” brasileiros.

No Brasil, a decisão

Foi recebida com cuidado, pois a fragilidade financeira dos clubes de futebol no país é que faz com que as negociações de direitos econômicos sejam tão relevantes. “Caso os clubes estivessem em boa situação, não haveria temor quanto à proibição”, analisou o advogado Eduardo Carlezzo.