Bastidores (26 de fevereiro/2012)

303

Indignado

Todo ano, na chamada época da Quaresma, onde os católicos sempre pagam o preço dos aumentos abusivos no preço do peixe… E olhe que estamos em período de inflação baixa, caso contrário, a melhor forma de resolver o problema seria jejuar, até mais sensato, pois, além de economizar, serviria também para reduzir o peso na balança.

Hora de trabalhar

Não para nós aqui da Redação, que não para, mas, é bom lembrar, pois o ano comercial, quer queira, quer não, só começa pós o carnaval. E agora é hora de correr atrás dos prejuízos do período de férias.

A corrida eleitoral

Também é hora de apertar o passo em direção aos projetos políticos, em especial os prefeituráveis nas amarrações, embora muitos já estejam, literalmente, em campanha desde setembro do ano passado, onde fizeram os entrelaces partidários visando às candidaturas a vereador e o fortalecimento para prefeito; tudo com o máximo de cuidado para não ferirem a lei eleitoral, que tem jogado pesado com os incautos.

Em Teixeira de Freitas

Ainda que o prefeito Apparecido Staut não tenha se mobilizado na campanha, haja vista que, não pode ser mais candidato, é tratado como a mais flor bela de um jardim, pois dizem aos quatros cantos que para o lado que ir poderá ser o fiel da balança, mesmo com o ibope mais baixo do que rabo de lagartixa.

Ficha Limpa até para ministros I

No embalo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a Lei da Ficha Limpa nas eleições, o PPS pressiona para que a Câmara dos Deputados aprove a regra também para servidores do Executivo. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no ano passado proíbe a nomeação para os cargos de ministro ou cargo equiparado daqueles que tenham sido considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral.

Ficha Limpa até para ministros II

Pela proposta, os inelegíveis também ficam impossibilitados de ocupar as funções de confiança, que seriam exercidas, exclusivamente, por servidores de cargo efetivo. Já os cargos em comissão seriam preenchidos por servidores de carreira. A regra, caso aprovada, vai atingir autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A proposta ainda precisa ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Ficha Limpa até para ministros III

“A sociedade, certamente, não gostaria de ver em altos cargos do governo aqueles que não podem nem se candidatar por causa de irregularidades ou ilegalidades. Não é possível que uma pessoa não possa disputar uma eleição porque está inelegível, mas possa ser nomeada para importante cargo comissionado”, afirma o deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), que é da comissão da reforma política na Câmara, quem apresentou a PEC.

Alckmin quer barrar servidores

Na esteira da Lei da Ficha Limpa, aprovada na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pretende publicar até o final de março um decreto que impede a nomeação de servidores públicos indicados para cargos de confiança, condenados em segunda instância judicial. Ele se adiantou,  já que a Procuradoria-Geral do Estado aguardava a decisão do Supremo sobre a matéria para formatar o decreto estadual.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Brasil vai sediar as celebrações globais do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho? O anúncio foi feito dia (22), na sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em Nairóbi (Quênia). “Economia Verde: ela te inclui?” será o tema deste ano para os eventos que marcarão a data, que antecede em três semanas a Rio +20. As informações são do “Fibria Notícia”.