BASTIDORES 25 a 28 de dezembro/2011

370

O fascínio pelo poder

O poder é um dos jogos mais fascinantes que existem. Depois de conquistado, ninguém quer perder. O poder ninguém entrega, se toma. Todos querem se eternizar no poder seja direta ou indiretamente. Quando alguém elege o sucessor, não consegue desencarnar o poder – Lula que o diga. Por isso, na maioria das vezes, a criatura se volta contra o criador. A criatura, para sobreviver, precisa eliminar o criador. Aqui na região temos vários exemplos.

Apparecido continua prefeito

O prefeito de Teixeira deve continuar governando sob as bênçãos do Governador. Existem comentários de que houve um acordo, apadrinhado pelo vereador Henrique, para o prefeito apoiar o candidato do PT. Será que vai?  Fica uma pergunta que não quer calar: o apoio do prefeito ajuda ou atrapalha? Alguns membros do PT acham que ajuda, outros afirmam que atrapalha, devido ao desgaste do prefeito. Quando uma administração é mal avaliada, o adversário passa a ser o maior beneficiado.

Cuidado com as pesquisas!

Nesta altura do campeonato, todas as correntes políticas já buscam conhecer a opinião do eleitor através das pesquisas. Porém, o eleitor ainda não está interessado na eleição. Tanto assim que pesquisas recentes mostram que 72% do eleitorado ainda não se decidiram espontaneamente. Para efeito de análise, a pesquisa que tem validade é a pesquisa espontânea, porque representa o voto consolidado. O voto estimulado pode mudar a qualquer instante, e depende do momento.

O perigo do já ganhou

Baseado em pesquisas quantitativas estimuladas, às vezes, um candidato age como se já tivesse ganhado a eleição. Aí é que mora o perigo. Os mineiros dizem que política é igual ao céu, está cheio de nuvens e de repente muda. Quando acontece um fato novo, o eleitor muda de opinião com muita facilidade. O que é difícil mudar é o sentimento do eleitor. É por isso que hoje se trabalha com pesquisas qualitativas, que buscam o sentimento dominante da população.

O desgaste da administração

Já afirmei várias vezes, que a administração abatinada sofreu um desgaste grande, devido, principalmente, ao isolamento no poder. Os bajuladores são os que mais contribuíram para o desgaste. Em pesquisas que tomamos conhecimento, a avaliação da administração chega a 86% de reprovação. Estamos entrando no ano eleitoral, tudo que o prefeito falar ou fizer daqui para frente tem caráter eleitoreiro, portanto, tem pouca validade perante o eleitor. O político pode até perder a popularidade, só não deve perder a credibilidade, porque depois, fica difícil recuperar.

As obras de fachada continuam

Além do asfalto tipo sonrisal – aquele que dissolve com a chuva – o prefeito já começou a fazer diversos canteiros no centro da cidade. Em seguida, começará a mexer nos canteiros das praças. Não temos nada contra, muito pelo contrário, é bom, porque, ao menos melhora a aparência da nossa cidade, que está abandonada. Não podemos é deixar de cobrar do prefeito que conclua as obras que estão paralisadas.

O que dizem as pesquisas?

Pesquisas recentes dão conta de que o deputado Temóteo Brito, hoje, está com uma vantagem superior ao dobro do segundo colocado, o médico João Bosco, enquanto o ex-prefeito Dr. Wagner aparece em terceiro lugar, mesmo não se declarando candidato. A vereadora Marta Helena e o radialista Lucas Bocão estão empatados na quarta colocação. O fato é que o deputado Temóteo Brito é o maior beneficiado com o desgaste do prefeito, por ser o seu maior adversário. Porém, ainda tem muita água para passar debaixo da ponte. Portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.