Bastidores (22 de fevereiro/2012)

298

Dos momentos de terror

À alegria, assim vive a Bahia após a greve da PM, que abalou vários setores da segurança. Mas, dentre todas as ameaças trazidas pela referida greve, nenhuma se compara a de não ter o carnaval este ano, festa que é alma do baiano.

Administração é continuada

A pedido, quero apenas esclarecer que todas as administrações públicas (aqui, em especial, nas prefeituras) são continuadas. Na prática, o que isto significa? Significa que o gestor não pode, simplesmente, por capricho, parar o andamento da obra do seu antecessor e de antemão gastar os recursos sem responsabilidade.

Os geradores

(de dinheiro). Assim classifico os contratos feitos entre a Prefeitura de Teixeira de Freitas e algumas empresas afilhadas para locação de grupo de geradores, em que, ao contrário de pagar altas mensalidades de aluguel dos equipamentos, deveriam adquirir alguns (o suficiente), parcelados, pois, ao final, estaria economizando e ainda mantendo um patrimônio, uma vez que l2 parcelas de R$ 5 mil é igual a R$ 60 mil – o custo de cada um.

Apparecido Staut relaxado

Em razão do período carnavalesco, oportunidade onde o Tribunal suspende suas sessões; mas, basta a festa terminar para começar seu calvário. Chega! Que o resultado saia logo. Já está se tornando incômoda a situação para os munícipes, uma vez que, o prefeito teria dito que irá trabalhar depois do julgamento. Isso é agora. E antes, quando nada fez, qual a desculpa?

Geração de emprego

Não tenho dúvida de que se o administrador de Teixeira de Freitas (Apparecido Staut) tivesse a metade da inteligência e força de vontade que tem Guerino Zanon (prefeito de Linhares), nesses 7 anos de desgovernança por que passa a cidade de Teixeira de Freitas teríamos avançado igual a Linhares. No entanto, fico triste com tal desmazelo administrativo.

Secretaria de Infraestrutura

Outro dia, aqui na Coluna, teci alguns comentários sobre a capacidade administrativa do ex-padre Joel Valetin, que, a exemplo do prefeito, abandonou, literalmente, a batina para ir para frente da administração de Teixeira de Freitas. Entretanto, até agora, ambos não falaram por que vieram.

Pois bem:

Recebi esta semana um comunicado de que estava certo em meus comentários, porque, desde que o secretário Joel Valentin foi parar a frente da Infraestrutura, que boa parte das obras que geram emprego para dezenas de pedreiros, ajudantes, carpinteiro, eletricistas estão em parafuso, em curto… – avaliem como quiserem –, em razão da moleza para liberar um simples alvará de construção.

Na verdade,

A ação do secretário (interino) Joel Valentin é até louvável, de primeiro ir à obra conferir a documentação apresentada. No entanto, não andaria muito mais rápido se mandasse os fiscais ao invés do mesmo ir? Pra mim, é falta de confiança na equipe, e, se assim for, tome as providências administrativas cabíveis. Salvo se não souber…

Os retiros de carnaval

Quero aproveitar para parabenizar todos os movimentos cristãos que arrebataram a maioria de seus jovens e até adultos para os grandes encontros nesse período de carnaval, afastando-os de uma série de mazelas dessa época.

Final de Coluna:

“O Brasil não tem mais razões, de nenhuma ordem, para mobilizar consideráveis recursos para promover uma ampla redistribuição de terras. Passamos a ser um país predominantemente urbano e insistir na existência de uma ‘questão agrária brasileira’ é uma miopia de quem tem os pés no passado remoto. As demandas sociais apropriadas à população rural mais pobre são outras (…)”. Sociólogo, Dr. Zander Navarro.