Bastidores

358

Tem uma piada

Que faz parte das milhares contadas sobre uma ocasião em que, durante o espetáculo circense, o domador vacila e o leão escapa da jaula. Correria, gritos e mais gritos e todos procurando se salvar, quando, então, perceberam que havia um cadeirante que não conseguia se locomover e todos, em coro, gritavam  “o deficiente, o deficiente”, e ele: “calma, gente, deixe o leão escolher”…

 

Assim traduzo

A atual situação de abertura de impeachment, o processo sequer passou pelas comissões e os apressados se voltam para o Michel Temer, que o cara ora é de confiança, ora foi ele que articulou toda essa zoada. Calma, gente, deixe ao menos o processo andar. Penso não ser hora de discutir sexo dos anjos.

 

Falta de respeito

E falta de planejamento é o que ocorre nas recepções da maioria das pequenas prefeituras daqui da região do extremo sul da Bahia. O Executivo fica dias fora do município e quando volta encontra suas antessalas cheias e quer atender a todos no mesmo dia. Chato chegar a esperar de 8 a 10 horas, ali plantado, pois é oportunidade única. Caso contrário, só será atendido na segunda volta do cometa.

 

Trânsito

Outro dia, num bate-papo, ouvi a chiadeira de um amigo que já fora multado duas vezes e reclamava que teria que pagar as multas. Nada mais justo que se assim se proceda, senão, vejamos: onde está escrito no Código Brasileiro de Trânsito que ao cometer uma infração você será perdoado? E ainda mais: todos aqueles que devidamente passaram por uma autoescola, penso terem recebido as orientações necessárias. A não ser que tenham aprendido na zona rural e, aqui, tido facilidades para conseguir a CNH.

 

Natal

Estamos a 15 dias do Natal, a maior festa cristã, em que se enfeitam as lojas, as portas de casas, praças, jardins para se ‘pegar’ o chamado clima natalino, no entanto, por aqui nada, a não ser uma coisita aqui, acolá. Uma coisa me chamou a atenção: a semana passada estive em Serra/ES e lá não percebi enfeites nas ruas, mas, nas fachadas das lojas… Por aqui anda apagado.

 

Ufa! Até que enfim!

O quê? A iniciativa do Executivo teixeirense em regulamentar a divisa dos bairros teixeirenses, o chamado “Abairramento”. Por aqui já se passaram sete gestões municipais e, até então, nenhuma havia se preocupado com a iniciativa. Com esta medida, vamos poder saber onde começa, por exemplo, o São Lourenço (maior bairro da cidade, com, aproximadamente, 30 mil habitantes) e onde termina seus limites. Sabemos que faz fronteira com o Vila Vargas, Tancredo Neves, Jardim Caraípe, Kaikan, Universitário, Arco Verde e o centro.

 

Desperdício de alimentos

Preocupado com a informação divulgada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) de que o Brasil é um dos dez países que mais desperdiçam comida no mundo, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) sugeriu ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome a adoção de medidas para evitar o desperdício de alimentos no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar. Para ele, essa informação é alarmante, tendo em vista que, no país, aproximadamente 3,4 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. Fonte: Coluna Raio Laser.

 

Habitação

O Governo da Bahia irá reformular, a partir de 2016, o Programa Habitacional do Servidor Público (PHSP), também conhecido como Prohabit, que facilita a aquisição da casa própria e melhora a qualidade de vida do servidor público estadual. O programa contemplará, agora, o funcionário estatutário ativo, com mais de dois anos de serviço, que não possua imóvel na Bahia e com renda apurada no Estado de até sete salários-mínimos. Fonte: Coluna Raio Laser.

 

Impeachment

A líder do PT na Câmara de Salvador e presidente da Comissão de Reparação da Casa, Vânia Galvão, diz que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff autorizado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, será rejeitado pela própria Casa e pelo povo. “Na nossa história não cabe novo golpe, este pedido será rejeitado porque a nossa presidente não cometeu nenhum crime administrativo, nem qualquer ação que possa culminar em seu afastamento”, observa. Fonte: Coluna Raio Laser.