Bastidores (14 de maio/2014)

353

Ritual dos Chrysântemos I

O professor Celso Kallarrari, que também é padre da Igreja Ortodoxa Siríaca, lança na quinta-feira (15/5), no auditório da Uneb, em Teixeira de Freitas, a partir das 19h30, seu novo livro, “O Ritual dos Chrysântemos”, com a presença do professor de literatura e doutor em letras neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alan Flávio Viola.

Ritual dos Chrysântemos II

O romance é a história de um amor intrigante entre Eurico, filho de índia guarani e descendente siríaco, e Poliana, filha de japonês e paraguaia. Segundo o professor Alan Flávio, o livro se constrói em uma atmosfera para além da fronteira do previsível e dialoga com textos e culturas, com as diversas línguas… narrativa muito bem dissecada pelo professor Celso Kallarrari.

Oh, coitado! I

Vereadores votaram na terça-feira (13/5), e contas permanecem rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) da Bahia relativas ao ano de 2011 do ex-prefeito padre Aparecido Staut. Segundo o TCM, foram constatadas irregularidades em dezenas de processos licitatórios e existiu ausência de licitação em vários casos em duas secretarias: Saúde e Educação.

Oh, coitado! II

Outra situação grave foi que o município em 2011 não cumpriu o índice mínimo de investimento em manutenção e desenvolvimento do ensino de 25%; esse índice ficou em 22,31%. O conselheiro Paulo Maracajá ainda destacou que foram gastos com pessoal 58% dos valores repassados à prefeitura no ano de 2011, lembrando que o limite máximo é de 54%.

ESF do Tancredo Neves

Teixeira de Freitas terá mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com estrutura moderna, que é a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Tancredo Neves. Os moradores terão à disposição uma estrutura confortável, com presença de médico em dois turnos e equipe qualificada. A Unidade já está pronta para os atendimentos e em poucos dias levará ainda mais qualidade de vida aos moradores deste tradicional bairro da cidade. A inauguração será na quinta-feira (15/5), às 8 horas da manhã, na rua São Benedito.

Praças de pedágios

Começa a valer a partir de segunda-feira (18/5) a cobrança nas praças de pedágio instaladas ao longo da BR 101, logo após a fronteira do Estado da Bahia, 31 de Março/Mucuri, com o Espírito Santo até a divisa do Rio de Janeiro. Os valores vão de R$ 2,80 a R$ 22,80, a depender do tipo de veículo.  As informações são da ECO 101, Concessionária que administra a BR 101. A empresa foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar a cobrança de pedágio dez dias após a publicação dos valores no Diário Oficial, que ocorreu na quinta-feira (8/5).

Segundo turno I

Uma liderança petista informou à coluna Raio Laser da Tribuna da Bahia que o governo tem muita informação para contra-atacar na direção da senadora Lídice da Mata (PSB), que tem virado suas baterias contra o candidato petista Rui Costa de forma dura – como fez em uma entrevista exclusiva que concedeu à Tribuna –, mas não vai usar munição de forma intensa contra ela, por enquanto.

Segundo turno II

Mesmo por que, adiante, tudo indica que Lídice vai acumular um bom percentual de votos nas eleições, e seu apoio vai contar favoravelmente ao candidato governista no segundo turno. “A ideia é segurar a onda, atuando dentro de alguns limites, sem ataques mortais, porque devemos precisar dela”, diz a mesma fonte.

Candidato

Jaques Wagner era o mais animado com a visita de Lula à Bahia na segunda-feira (12/5). Além de discutir seus planos para quando deixar o governo da Bahia com o ex-presidente, Wagner ainda reforçou seu acerto na escolha de Rui Costa para candidato ao governo, quando se referiu à situação do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, que Lula queria para candidato à sucessão estadual.

Final de Coluna

Você sabia que a China e a Coreia do Sul são os dois países emergentes que mais rapidamente alcançariam a renda per capita dos EUA, se mantivessem o atual ritmo de crescimento?