Bastidores (04 de junho/2014)

344

Nota de falecimento

Um fato, no mínimo inusitado, ocorreu recentemente no meio jurídico regional, quando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Teixeira de Freitas anunciou a morte de um colega ocorrida na cidade vizinha de Caravelas sem checar a veracidade da informação, supostamente passada por um advogado. Ponto.

Agora vem a sátira I

“Com pesar, comunicamos o falecimento do dr. M. C. (em letras garrafais), advogado militante na cidade de Caravelas, ocorrida hoje naquela cidade. Posteriormente, comunicaremos local de velório e sepultamento”. Fato comunicado pelo presidente da OAB da subseção de Teixeira de Freitas/BA.

Agora vem a sátira II

O engraçado de tudo foi a comunicação logo depois do local do velório e sepultamento que ficou mais atoleimado, ou seja, a posteriormente comunicação foi um engano e o colega não morreu. Hoje, só o deputado Tiririca para explicar tamanho enrolo. O bom de tudo é que o advogado está bem vivo para contar a história.

Atraso escolar: realidade brasileira I

Em 738 municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública do ensino médio não têm a idade adequada à série em que estudam. São estudantes com mais de dois anos de atraso escolar. Na outra ponta, 217 de um total de 5,5 mil municípios têm menos de 10% de estudantes nessas condições.

Atraso escolar: realidade brasileira II

Os dados são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A maior parte dos municípios com distorção idade-série de mais de 50% (468) está na região Nordeste. Quando se trata dos municípios com taxa menor que 10%, a maior parte (190) está no Sudeste.

Atraso escolar: realidade brasileira III

Os dados foram selecionados com o auxílio da plataforma de dados educacionais QEdu, onde estão disponíveis para consulta desde segunda-feira (2/6). O portal é uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para a educação.

Atraso escolar: realidade brasileira IV

Os dados nacionais mostram que 32,7% dos alunos brasileiros de escola pública do ensino médio não têm a idade adequada à série em que estão. Parte desse atraso vem do ensino fundamental, onde 23,7% estão nessa situação.

Atraso escolar: realidade brasileira V

Pela Constituição, os Estados e o Distrito Federal são responsáveis, prioritariamente, pelo ensino médio. Segundo a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, os municípios têm um dever de casa: “esse problema não começa no ensino médio, começa nos anos finais do ensino fundamental [do 6º ao 9º ano].

Atraso escolar: realidade brasileira VI

“O atraso escolar é uma das barreiras que contribuem para que os adolescentes saiam da escola. A qualidade é o que garante a permanência da escola. Um currículo que contribua para a formação cidadã, que amplie os horizontes, em que o adolescente veja sentido no que vê em sala de aula, que dê vida e significado à vida dele, dentro e fora da sala de aula é necessário”, analisa a oficial do programa de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Júlia Ribeiro.

Melhor empresa do ano

Por apresentar melhor desempenho em indicadores, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebe na quarta-feira (4/6), em São Paulo, pela segunda vez, o Prêmio Empresa do Ano, na categoria empresa estatal, concedido pela revista Saneamento Ambiental. O órgão ficou à frente de todas as companhias estaduais de saneamento básico do País, a exemplo da Sabesp, Copasa, Caesb, Sanepar, Cedae e Cagece.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data comemorativa foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e, desde então, é celebrada anualmente em 5 de junho. Entre os objetivos das comemorações estão mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar pessoas para tornarem-se agentes ativos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de que é fundamental comunidades e indivíduos mudarem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e buscar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.