Bastidores 04 a 08 de janeiro/2012

323

Nunca vi tanta

Irresponsabilidade num só lugar. Refiro-me à administração do ex-padre e prefeito Apparecido Staut, que (comanda) a maior cidade do extremo sul da Bahia, Teixeira de Freitas, que ao longo desses sete anos conseguiu a proeza de ter 6 contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da Bahia.

No mesmo erro

Incorreu a Câmara de Vereadores do município, que, segundo uma informação, tem a mesma contabilidade da Prefeitura. Até questionei ao informante, “vão acabar no mesmo saco”, ao que ele me respondeu, “também acho”. Absurdo que ninguém tome providências.

Coitado do próximo prefeito

Que primeiro passará três anos tentando arrumar a casa, para depois começar a trabalhar. E tome mais sofrimento ao nosso povo já sofrido com os desmazelos dessa administração. Bom era como paroquiano, que não tinha Tribunal de Contas e os fiéis sempre injetavam os recursos sem pedir contas.

Temos quatro supostos

Candidatos a prefeito nas próximas eleições, e, até agora, todos eles estão quietos, sem se manifestar, enquanto o povo sofre encolhido, sem representante. Neste ínterim, o prefeito distribui cestas básicas através do Programa Agricultura Familiar e faz reduto (curral) eleitoral com os votos dos pobres…

Tenho dito que

Ao que me parece todos os pretensos candidatos, assim como as ditas lideranças políticas do município que apóiam candidato A ou B, usam da tática de que quanto pior melhor para seu protegido.

Por outro lado,

Não vejo por que razão quase todos os prefeituráveis teixeirenses ainda escoram no apoio do prefeito, inclusive numa confraternização ocorrida na fazenda de um vendedor de cereais local, até o ex-deputado federal Uldurico Pinto disputava uma vaga ao lado de Apparecido Staut, que, percebendo a manobra, saiu de lá antes do término da festa.

Débitos com a Embasa I

Usuários em débito com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) têm até o dia 29 de fevereiro para renegociar dívidas com condições especiais de pagamento e parcelamento, isenção de juros e multas, além da não cobrança da taxa de religação de água. A negociação pode ser feita em um dos 400 pontos de atendimento da Embasa na capital e interior do Estado.

Débitos com a Embasa II

Para ter a dívida renegociada, o usuário deve apresentar RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba etc.). As condições especiais são as mesmas vigentes no Feirão Nome Limpo, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no final do ano passado.

Luta contra a corrupção no Brasil

No ano em que sete ministros do primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff caíram e que o tema do combate à corrupção foi levado às ruas por milhares de jovens em todo o país, três importantes personalidades baianas têm atuado severamente pelo fim da impunidade. Jorge Hage, Marília Muricy e Eliana Calmon, se destacam nos seus devidos espaços de atuação político-profissional, por expressar críticas às estruturas e às engrenagens do poder no qual também estão inseridos.

No entanto,

As medidas e estratégias de publicizar e de submeter cada ponto ao crivo intenso da transparência, como não poderia deixar de ser, não é unanimidade. Há quem revide sustentando acusações sobre quebra de decoro, invasão de privacidade, leviandade e, nos casos mais extremos, de que o trio quer mesmo é a aparecer de forma gratuita.

Mas, independente da posição

Que se adote no sempre intricado jogo de forças e de interesses em voga no Brasil, as ações dos baianos provocam novas reflexões e maneiras de agir em relação aos bens públicos, ao controle social das instituições e, especialmente, a questionar certos privilégios comuns a quem ocupa cargos públicos de alta relevância.