A Polícia Federal
Precisa montar uma Delegacia ou Subdelegacia em Teixeira de Freitas, primeiro por a cidade ser a maior do Extremo Sul já dotada de Justiça Federal e Ministério Público Federal, e, segundo, para que os incautos parem de alardear todas as vezes que veem uma viatura do órgão na cidade, pois dá a impressão que é “bicho de outro mundo”. Penso que vale a máxima de uma frase fascistoide: quem não deve, não teme…
Extintor veicular ABC: mais três meses
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atendeu ao pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, apresentado no início do mês de março ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para prorrogar por mais 90 dias a exigência dos novos extintores veiculares ABC. O motivo para essa prorrogação é a falta do equipamento de segurança para venda no mercado. Arre! até quantos adiamentos?!
TJ-BA elogia comarca de Mucuri I
Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça da Bahia, o programa de Implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe impulsiona e torna a Justiça mais ágil em Mucuri, uma vez que, os números apresentados até agora são sinônimos de esperança, pois de janeiro a meados de março exatos 474 processos foram digitalizados na Vara Cível de Mucuri.
TJ-BA elogia comarca de Mucuri II
A Comarca de Mucuri tem em tramitação quase 10 mil processos físicos, dos quais 7.954 estão na Vara Cível e o restante, cerca de 2 mil processos, na Vara Crime. “É estressante deparar com tanto papel, mas, o PJe vai acabar com a figura do processo físico, pois vamos lidar com os processos diretamente no sistema”, diz a juíza Tarcísia Oliveira Fonseca, responsável pela unidade.
TJ-BA elogia comarca de Mucuri II
A juíza Tarcísia Oliveira Fonseca exalta as vantagens do sistema. Para ela, além de permitir melhor acompanhamento do processo judicial, o programa traz ganhos como rapidez no atendimento, redução do uso de papel e melhoria da qualidade de serviço e economia de espaço físico. Há quatro anos na comarca, a magistrada disse que nos últimos dois meses de aplicação do PJe os trabalhos avançaram, com benefícios para servidores, as partes, advogados e promotores.
Projeto torna crime hediondo matar… I
policiais e familiares. Patrocinado pela chamada “bancada da bala”, a Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (26/3), por 341 votos a 3, o projeto que torna hediondos e eleva a pena para crimes cometidos contra militares, policiais, agentes carcerários e bombeiros. Também se tornam hediondos, com pena elevada, crimes cometidos contra parentes dessas autoridades, caso sejam praticados em razão dessa condição.
Projeto torna crime hediondo matar… II
Hoje, a pena prevista no caso do assassinato de um policial militar, por exemplo, é de 6 a 20 anos de cadeia. Caso o projeto seja aprovado definitivamente e sancionado, a punição sobe para 12 a 30 anos. No caso de lesão corporal grave contra esses agentes de Estado, a pena será aumentada de um a dois terços. De acordo com o relator da proposta, o deputado João Campos (PSDB-GO), em média, dois policiais são mortos a cada dia no exercício de sua função.
Você sabia que…
Atualmente, 17 milhões de brasileiros sofrem de pressão alta? Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente, 420 mil pessoas morrem por ano em consequência de AVC, sendo as doenças cardiovasculares a primeira causa de morte no Brasil. A OMS também aponta que 95% dos casos de hipertensão são causados pela má alimentação e consumo excessivo de sal.
Final de Coluna
“A enxurrada de más notícias diárias, a percepção de que seremos enganados, roubados, vilipendiados, cria em nós uma couraça que não permite que nada positivo seja percebido, valorizado e curtido. Vamos nos acostumando ao inferno e não sentimos mais o cheiro do enxofre ou o calor das chamas. O otimista, é chamado de otário, deslumbrado ou coisas piores.” Luciano Pires.