Barriga de pochete pode ser resultado da má postura

5

São Paulo, 26 de novembro de 2025 – Você já ouviu falar da barriga de pochete? Trata-se daquele barriguinha mais baixa, perto do umbigo, que não some nem com dietas e nem com exercícios. Talvez, nem mesmo com as canetas emagrecedoras.

Mas, você sabia que em alguns casos essa “barriguinha” pode ser resultado da má postura?

De acordo com a fisioterapeuta, especialista em Saúde Postural, Walkíria Brunetti, a barriga de pochete pode ter relação com a postura que adotamos, seja para andar, sentar-se ou até mesmo quando estamos em pé.

“Normalmente, a barriga saliente tem relação com enfraquecimento dos músculos abdominais, conhecidos como CORE ou powerhouse (centro de força). Para conseguir sustentar uma boa postura, é crucial que o CORE esteja equilibrado e fortalecido, pois é a força desses músculos que mantém o tronco ereto”, explica.

“Em contrapartida, quando a pessoa apresenta um enfraquecimento importante desses músculos abdominais, a tendência é curvar o tronco para frente. Isso, por sua vez, leva a pessoa a projetar a barriga para fora. Além disso, quando já existe um volume maior de gordura na região abdominal, a aparência de “barriga de pochete” pode ficar mais acentuada”, comenta Walkíria.

Portanto, nem sempre a barriga saliente está associada ao excesso de peso, por exemplo. Mesmo pessoas com peso adequado podem desenvolver a barriga de pochete, dependendo de fatores posturais e da situação dos músculos abdominais.

Livre-se da barriga de pochete!

Para se livrar da barriga de pochete é preciso muito mais que dieta e exercícios. O primeiro passo é procurar um fisioterapeuta para realizar uma avaliação da postura, bem como dos músculos abdominais. Nessa avaliação, é possível detectar os vícios de posturais e analisar se há relação com a barriga saliente, por exemplo.

A correção da postura é crucial e pode ser feita por meio de técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG) e cadeias musculares. “Um dos pontos mais importantes é fazer com que o quadril volte para sua posição neutra. Com isso, é possível reorganizar a musculatura abdominal para que, finalmente, a barriga assuma sua posição original, ou seja, sem se projetar para frente”, conta Walkíria.

CORE fortalecido é fundamental para eliminar a barriga de pochete

Para além de corrigir a postura, é muito importante fortalecer a musculatura abdominal, o famoso CORE.

“Quando temos esses músculos fortalecidos fica bem mais fácil manter a postura ereta. Para atingir esse objetivo podemos usar o Pilates, um dos melhores métodos para fortalecer esse grupo muscular. Adicionalmente, temos ganhos na postura, já que o Pilates aumenta a consciência corporal, o que contribui para a melhora e manutenção da postura”, acrescenta a especialista.

“Ademais, podemos incluir os abdominais hipopressivos, que também ajudam a fortalecer os músculos abdominais. A técnica consiste em reduzir a pressão abdominal por meio da postura e de uma técnica específica de respiração”, finaliza Walkíria.

Para mais informações, contatar: Leda Sangiorgio / Assessoria de Imprensa
(11) 98902-0053. Foto: Iscem – Medicina Integrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.