Autores teixeirenses brilham na 10ª edição do Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho

30
Autores teixeirenses brilham na 10ª edição do Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho
Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho — Imagem: Divulgação

A Diretoria Executiva da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO) divulgou, nessa sexta-feira (15/8), o resultado do X Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho nas categorias poesia, crônica e conto. E os autores teixeirenses, mais uma vez, fizeram bonito.

Dessa vez Patrícia Cerqueira Souza com “Urgências”; Arolda Maria Figuerêdo com “Haicai das Flores” e Almir Zarfeg com “Saudações a Camões” brilharam na categoria poesia.

Já Cristhiane Ferreguett com “O Sertão, O Mar e A Favela”; Erivan Santana com “Pôr do Sol na Barra” e Wilton Soares dos Santos com “Tropeirismo em tempo de ‘modernidade líquida’” se destacaram na categoria crônica.

Autores teixeirenses brilham na 10ª edição do Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho
Autores premiados (em poesia) Patrícia Souza, Almir Zarfeg e Arolda Figuerêdo — Imagem: Divulgação

O Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho é dirigido aos Membros Correspondentes da ALTO espalhados pelo Brasil e, até mesmo, por alguns países do mundo. A Sessão de Premiação está agendada para a noite de 06 de dezembro de 2025, por ocasião das atividades lítero-culturais da 26ª Noite do Café-com-Letras, em Teófilo Otoni – MG.

De acordo com a classificação obtida no concurso literário, os premiados receberão troféus, medalhas e certificados personalizados. Além disso, terão seus textos publicados na 6ª Antologia Literatos.

“Praticamente participei de todas as edições dessa premiação e sempre fui premiado, mas só agora, pela primeira vez, tive a felicidade de figurar em primeiro lugar na categoria poética”, afirmou Almir Zarfeg, feliz da vida.

Autores teixeirenses brilham na 10ª edição do Prêmio Literário Gonzaga de Carvalho
Autores premiados (em crônica) Erivan Santana, Cristhiane Ferreguett e Wilton Soares — Imagem: Divulgação

Zarfeg é Membro Correspondente da ALTO desde 2013 e, durante todo esse tempo, representou a instituição literária mineira em Teixeira de Freitas e extremo sul baiano. Como forma de reconhecimento, em 2024, o poeta foi oficialmente homenageado com o título de Embaixador Cultural da Academia de Letras de Teófilo Otoni.

Todos os premiados teixeirenses, dessa décima edição do certame, foram indicados para membros correspondentes por Zarfeg. Inclusive Wilton Soares, de Palmópolis – MG, que ganhou menção honrosa com uma bela crônica.

“Em dezembro estaremos em Teófilo Otoni para, juntos, celebrar a arte, a cultura e a amizade criativa”, concluiu o poeta. Fonte: Redação – VejaEssa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui