Os autores baianos Almir Zarfeg e Athylla Borborema vão ser homenageados com o Prêmio Isaura Caminhas Fasciani, no sábado (4/11), na cidade mineira de Teófilo Otoni. A iniciativa é da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).
Zarfeg foi indicado para receber a honraria na modalidade Intercâmbio Cultural, enquanto Borborema no segmento Destaque Cultural. Lembrando que o primeiro é autor do romance “Estação 35”, publicado em 2021 em homenagem aos 55 anos da desativação da estrada de ferro Bahia/Minas. Já o segundo é autor de “De uma ponta à outra”, documentário também dedicado à saudosa via férrea.
Tanto Almir Zarfeg quanto Athylla Borborema são membros correspondentes da ALTO e vivem em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, onde compõem os quadros da Academia Teixeirense de Letras (ATL), tendo sido presidentes da instituição literocultural. Zarfeg é presidente de honra da ATL.
Gabriela Lopes (Governador Valadares/MG) e Tatiany Pinheiro de Araújo (Novo Cruzeiro/MG) também serão homenageadas. Elas foram indicadas nas modalidades “Fomento à leitura e à escrita”. Já o Grupo Cultural Tambores do Mucuri foi indicado na categoria “Arte popular”.
Na mesma oportunidade, o bispo da Diocese de Teófilo Otoni – Dom Messias dos Reis Silveira – será empossado como membro de honra da Academia de Letras.
“A minha parceria com a ALTO já me proporcionou grandes alegrias e encontros, como a indicação de nomes para essa grande instituição e a participação de eventos como esse do próximo dia 4 de novembro”, disse Zarfeg, que ainda é membro do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (IHGM).
Por sua vez, Athylla Borborema comentou sobre a premiação, que vê como uma forma de reconhecimento pela sua atuação como profissional da imprensa e das letras. “Estou muito feliz por essa conquista e, sobretudo, pela oportunidade de rever os amigos da ALTO.” Fonte: Redação VejaEssa!
Átilla Borborema e Almir Zarfeg são duas alavancas que impulsionam a cultura no Extremo Sul Baiano, com reflexos nos municípios mineiros do Vale do Mucurí.