Audiodescrição: Startup serrana de inclusão e acessibilidade vai à final do Pitch Day ESG

146

O Pitch Day vai selecionar startups para serem incubadas e aceleradas no Polo de Inovação do Interior Paulista

Sócio-fundador da Freestory, Ibraim Gustavo apresentou o Pitch Deck da startup para a banca

A Freestory fez o seu Pitch Deck na última sexta-feira (24) no auditório do Centro Universitário Amparense (Unifia). O Pitch Day ESG pretende selecionar projetos de todo o Brasil para incubar e acelerar startups no Polo de Inovação do Interior Paulista no segmento ESG (Environmental, Social, and corporate Governance, na sigla em inglês) – que traduzido significa práticas de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa.

Co-fundador da Freestory, Ibraim Gustavo que é também jornalista, roteirista e escritor, ressalta a importância do ESG no momento atual em que vivemos: “O olhar para essas medidas práticas permite a inclusão de todas as pessoas em absolutamente todos os espaços. Além disso, a sustentabilidade ambiental garante maior longevidade da vida humana no planeta”.

O Polo de Inovação do Interior Paulista tem o foco em inovação, tecnologia, desenvolvimento e capacitação. O Polo tem sua atuação nos  municípios do interior do estado de São Paulo, e está criando o maior ambiente descentralizado de inovação do Brasil.

A cada período, o Polo volta suas atividades para gerar um novo processo seletivo de incubação e aceleração de startups brasileiras a partir de temáticas e segmentos de atuação. Na última edição, dezenas de startups participaram do processo que durou três meses, sendo escolhidas três delas para a final, que ocorreu na última sexta-feira:

  • Maya – Marketplace turístico descentralizado
  • Konexxon – Solução tecnológica de busca a produtos e serviços do pequeno empreendedor
  • Freestory – A primeira plataforma do Brasil de áudio-séries e audiodescrição em tecnologia 3D e 100% autorais

Os representantes das startups selecionadas: Edgar Jorge (Konnexon), Ibraim Gustavo (Freestory) e Sérgio Filho (Maya)

O Pitch Deck, realizado na última semana, é uma breve apresentação sobre os problemas e as dores que a startup procura resolver para uma banca formada por especialistas na temática. Estiveram presentes representantes do próprio Polo de Inovação e da Unifia, além de Microsoft, Banco BV, do grupo educacional UniEduK, do poder público, por meio de secretarias municipais de turismo e desenvolvimento econômico, e de investidores-anjos e Venture Capital.

O que é a Freestory?

A Freestory é uma plataforma de histórias em áudio, com narrativas 100% autorais e inéditas. A startup brasileira é uma iniciativa da psicóloga Mariane Menegatti e do jornalista Ibraim Gustavo Santos, criada no município de Serra Negra-SP no ano de 2020, durante a pandemia do Coronavírus.

Por meio do áudio, a Freestory permite ao PCD sua inclusão em todos os espaços que ele mesmo desejar. Uma das iniciativas da startup serrana foi o desenvolvimento da audiodescrição em tecnologia 3D do Alto da Serra, atrativo turístico localizado no município do interior do estado.

Segundo Mariane Menegatti, psicóloga e co-fundadora da Freestory, o empoderamento de PcD está na inclusão que as histórias podem despertar: “a experiência é totalmente imersiva, e leva o consumidor para outro mundo. A tecnologia 3D provoca sensações incríveis, fazendo com que quem ouve sinta-se pertencente àquele lugar, ou apropriando-se daquele produto”.

Os sócios e co-fundadores da Freestory, Ibraim Gustavo e Mariane Menegatti durante o Pitch Day ESG do Polo de Inovação do Interior Paulista

O resultado com as startups que serão incubadas serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 1º de julho, às 20h no site do Polo: www.polodeinovacao.com