Audiência pública discutiu implantação da universidade federal

329

Deputado estadual Temóteo Brito defende que faculdade tenha curso de medicina

Foi realizada na tarde de quinta-feira (06), no clube Kaikan, em Teixeira de Freitas, uma audiência pública por iniciativa do deputado estadual Temóteo Brito e aprovada pela Comissão de Educação que contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, e dos deputados estaduais Temóteo Brito, Rosemberg Pinto, coronel Santana, Deraldo Damasceno, José Raimundo, Bira Coroa, Luizinho Sobral, Ângela Souza, Ivana Bastos, Nelson Leal, Marcelino Galo, Maria Del Carmem e Cláudia Oliveira. Participaram também os deputados federais Maurício Trindade, Edson Pimenta e Valmir Assunção.

Durante as discussões da audiência pública, ficou evidenciado a liderança que o deputado estadual Temóteo Brito (PSD) vem tendo dentro da Assembleia Legislativa, sendo, inclusive, elogiado por todos os deputados presentes, além de fazerem questão de destacar a luta de Temóteo pela implantação da faculdade em Teixeira de Freitas, seguido pelos professores convidados Décio Bessa, diretor da UnebcampusX, e Célio Cardoso Guimarães, professor do Instituto de Computação da Universidade de Campinas/São Paulo.

Curso de Medicina

Idealizador da audiência pública e mentor da implantação do campus de Teixeira de Freitas, o deputado estadual Temóteo Britoreivindicou a implantação do curso de medicina na nova faculdade, destacando o fato de filhos da região, que almejam cursar medicina, terem que se mudar para outros centros em busca da realização de um sonho, que poderia ser realizado em Teixeira de Freitas.

Temóteo também destacou a transformação de Teixeira de Freitas no campo da educação, por já possuir duas faculdades com curso de direito, para justificar sua reivindicação para o curso de medicina, que para ele seria a realização de um sonho para todos os teixeirenses, assim como é a implantação da universidade federal.

O professor Célio Cardoso Guimarães, da Universidade de Campinas / São Paulo, disse durante sua fala, que revelaria um apelido dado por ele a Temóteo, como: “Temóteo é um tocador de obras”, nome que ele faz questão de se referendar agora através da sua luta para a implantação da universidade em Teixeira de Freitas.

Um Centro de Saúde com cursos da área, além do bacharelado em turismo, engenharia agronômica e outros cursos apropriados para o desenvolvimento socioeconômico da região, foi o que defendeu o deputado estadual Marcelino Galo (PT).

A Ufesba é uma das quatro novas universidades federais criadas pelo Ministério da Educação do governo Dilma. Dessas quatro, duas serão implantadas na Bahia, uma no sul, com campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e a reitoria em Itabuna; e a outra no oeste do estado.