Atenção ao Planeta

296

Mês passado, oficialmente, entramos na chamada estação das flores. O lamentável é que se tornou impossível distinguirmos as quatro estações devido às inúmeras mudanças ocorridas em nosso planeta. Hoje, o mal causado pelo homem à Terra é sentido assim, com a imprecisão das estações, chuvas fora de época, tornados, calor intenso…
É difícil afirmar que o verão é o período do sol, calor; inverno, das chuvas e do frio; outono, das frutas e folhas secas ao chão e, a primavera, a mais linda estação, época das flores. Isso por que em muitas regiões do mundo acontece o inverso, por vezes. Ou, então, alternam-se, sem muito balanceamento, características de estações distintas. Tais alterações não são normais, algo comum, mas, um alerta. É a natureza pedindo socorro, mandando-nos um aviso: preservem o meio ambiente!
O ser humano é seu próprio inimigo. Sem notar, estamos destruindo nosso lar, pois a Terra é a casa de todos nós. Milhares de pessoas morrem vítimas de tempestades, vendavais, maremotos, terremotos; outras, devido ao calor intenso, uma vez que, em alguns lugares, a temperatura se eleva ao ponto de ser quase insuportável, bem como o contrário, em outros locais.
Assistimos a tudo e não fazemos nada pra impedir que nosso lar seja destruído. Sabemos o que é preciso fazer e escolhemos a inércia. É deprimente a situação da humanidade, completamente imanente com relação à salvação de seu planeta, mesmo tendo o conhecimento do que pode acontecer num futuro não muito distante caso providências não sejam tomadas, ou seja, caso não paremos de poluir nossos rios e mares com lixo, esgoto, petróleo; liberar gases tóxicos na atmosfera, sobretudo o dióxido de carbono que sobe e não se dissipa, contribuindo para o aquecimento global (o tal do efeito estufa que tanto foi falado há tempos); jogar lixo nas ruas; desmatar as margens dos rios, causando o assoreamento dos mesmos; destruir nossas florestas (as árvores são o filtro de nosso ar, sem elas, ele fica ainda mais poluído) etc.
Nem perderei tempo elencando as atitudes necessárias à preservação do meio ambiente, afinal, faz tempo que este assunto é abordado na mídia. Só não sei explicar por que tão pouca gente se mobiliza de verdade por esta causa. Talvez, porque preservar o meio ambiente não seja rentável… ao menos na perspectiva deste Capitalismo selvagem.
É hora de acordamos e voltarmos nossas ideias pra esse problema, caso contrário, em breve, teremos apenas uma estação o ano inteiro. Provavelmente, o verão, tendo em vista que a Terra vem se aquecendo cada dia mais.
Mas, é primavera sim! Aproveitem enquanto ainda podem apreciar essa inenarrável estação, com suas flores e, consequentemente, beleza. Deixem a poesia da estação invadir seus corações e, quem sabe, os tornar mais sensíveis ao que ocorre com seu lar, com sentidos aguçados para sentir todos os sussurros de dor enviados pela Terra em seu afã de que a humanidade melhore e preserve-a.