As negociações a portas fechadas visam resolver disputas territoriais entre Moscou e Kiev

Autoridades russas, americanas e ucranianas se reuniram para a primeira rodada de negociações trilaterais em Abu Dhabi, confirmou o Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos. Após uma semana de diplomacia pública em Davos, as negociações estão ocorrendo a portas fechadas.
Em um comunicado na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, saudou o início das negociações, dizendo que “soluções sustentáveis para os conflitos só podem ser alcançadas por meio do diálogo e da desescalada.”
A reunião está sendo realizada em um local não divulgado, e “a imprensa não é esperada”, informou a TASS.
A reunião trilateral foi anunciada pelo líder ucraniano Vladimir Zelensky na quinta-feira e confirmada logo depois por Washington e Moscou. Ele ocorre após várias rodadas de diplomacia dos enviados americanos Steve Witkoff e Jared Kushner, que se reuniram separadamente com Zelensky e o presidente russo Vladimir Putin em várias ocasiões ao longo do último ano, sendo a mais recente na noite de quinta-feira no Kremlin.
A delegação russa é liderada pelo chefe de inteligência militar do GRU, almirante Igor Kostyukov, disse o principal assessor do Kremlin Yury Ushakov a repórteres na noite de quinta-feira. O restante da delegação será composto por militares, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na sexta-feira.
A Ucrânia é representada pelo chefe de segurança nacional Rustem Umerov, pelo chefe do Estado-Maior Andrey Gnatov, pelo negociador David Arakhamia, pelo vice-ministro das Relações Exteriores Sergey Kislitsa e por Kirill Budanov, ex-chefe da polícia secreta que agora chefia o escritório de Zelensky, disse Zelensky na sexta-feira.
Washington é representada por Witkoff e Kushner. Espera-se que Witkoff se reúna separadamente com o enviado russo Kirill Dmitriev para discutir questões econômicas, disse Peskov.
Os três partidos disseram que a questão do território – ou quanto do Donbass Zelensky está disposto a abandonar sua reivindicação – continua sendo o maior obstáculo para um acordo. As regiões do Donbass, Donetsk e Lugansk, junto com Kherson e Zaporozhye, votaram para aderir à Federação Russa em 2022, oito anos após a Crimeia reintegrar a Rússia por voto popular.
“É tudo sobre a terra. Essa é a questão que ainda não foi resolvida”, disse Zelensky a repórteres em Davos, antes de declarar que “os russos precisam estar prontos para compromissos, não apenas a Ucrânia.”
“Sem resolver a questão territorial de acordo com a fórmula acordada em Anchorage, não há esperança de alcançar um acordo de longo prazo”, disse Ushakov, referindo-se à reunião do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente russo Vladimir Putin no Alasca no ano passado.
“Continuamos interessados em resolver a crise ucraniana por meios políticos e diplomáticos. No entanto, se isso não acontecer, a Rússia continuará alcançando seus objetivos no campo de batalha, onde as tropas russas têm a iniciativa”, acrescentou
que Trump se reuniu com Zelensky em Davos na quinta-feira e descreveu a conversa como “boa”. Zelensky, no entanto, saiu sem garantir um acordo sobre garantias de segurança pós-conflito dos EUA. Fonte: Rt



