As escolhas que revelam traços da personalidade

5

Por Uemerson Florencio*

O tipo de tecido, fala de você. Há muitos tecidos, onde podemos destacar: jeans, algodão, couro, linho, nylon, malha, seda, lycra, cetim, lã, poliéster, entre outros. A partir das preferencias você pode notar traços dominantes da personalidade humana muito bem definido. Ao optar por algum destes tipos de tecidos, você pode perceber que cada pessoa transmite um tipo de mensagem: Requinte, elegância, luxo, formalidade, modelagem corporal, conforto, acolhimento, força, regionalidades, classe social, cultura, religião, entre outros aspectos.

A música que ouve, fala de você. É tal qual você se referir a alimentos e bebidos, afinal a música é consumida pelos nossos ouvidos, mas acolhidas pelas nossas paixões, emoções ou lembranças de uma ocorrência que nos encheu de prazer. Há inúmeros estilos de músicas e cada ser humano tem um pacote de preferências, ainda que não se aplique a todos, repito não é um padrão para nenhuma definição comportamental, mas expressa características bem nítidas desta pessoa. Não farei aqui nenhuma comparação ou julgamento de valor, não estou aqui para pregar a falta de respeito sobre as preferências musicais das pessoas. Apenas observe os seus estilos e você mesmo notará o seu perfil.

Os tipos de filmes ou programas que assiste, falam de você. Assim como as músicas existem muitos estilos de filmes ação, drama, suspense, terror, aventura, ficção científica, romance, infantis e outros. Cada uma dessas categorias pode descrever traços comportamentais de quem assiste. Quero aqui destacar que há pessoas que gostam dos filmes de ação e não viver a expressão da violência.

Podemos admitir que existem pessoas que se identificam tanto com certos filmes de ação que que se realizam, a ponto de cada movimento visto no filme, a sua taxa de adrenalina se elevar, a sua respiração se alterar como se estivesse na cena. No entanto, também sabemos que não é só nos filmes de ação, pois existem muitas ocorrências em outros estilos. São os filmes dialogando com as nossas emoções, intenções, fantasias, traumas, experiências de uma vida e muito mais. Só não podemos esquecer que podemos educar gerações através de muitos filmes.

A maquiagem que adota, fala de você. Na história da humanidade a maquiagem foi muito utilizada para dar algum tipo de caracterização aos povos de uma região. Elas poderiam ser populações tribais ou comunidades de uma determinadas região geográfica do planeta. Com a civilização alcançando muitas destas populações ao longo dos tempos houveram muitos refinos no trato e na aplicação ou utilização destas caracterizações.

As finalidades foram variando também, mas certamente, ela deixa quem se utiliza dela com uma mensagem e um destaque perante as suas estruturas faciais. Sendo assim, há espaço para enxergarmos leveza, intensidade ou suavidade através dos tipos de cores, brilhos ou texturas aplicadas na face, mas também elas podem criar uma psicosfera de sensualidade quando o foco são os olhos. Que o diga as nações egípcias, ainda hoje há quem opte por estes estilos e certamente alguns casos transmitem esta ideia, podendo gerar vulnerabilidades ou não.

* Uemerson Florêncio – (Brasileiro). Empreendedor. Palestrante, Pesquisador, Escritor, Correspondente Internacional e Treinador em análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises. Pesquisa e escreve sobre desenvolvimento de cidades. Criador do método pentágono da comunicação. Gestor de conteúdo do site da empresa Conceito Treinamentos no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui