Área do Derba em Teixeira abrigará policlínica e universidade / UFSB

405

Teixeira de Freitas – O governador Rui Costa estará em Teixeira de Freitas, na próxima quinta-feira (28/4), para a solenidade de inauguração das obras de reforma do Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e assinatura do Termo de Cessão do terreno do Estado para a Universidade, localizado nas antigas instalações do Departamento de Estradas de Rodagem da Bahia (Derba).
As reformas abarcaram os pavilhões de aulas, que agora contam com novas instalações elétricas e de lógica, ofertando à comunidade acadêmica 19 salas de aula, uma sala de leitura e dois laboratórios multidisciplinares, além do bloco docente, o qual tem capacidade para duas estações de trabalho, uma sala para congregação e duas salas de decanos.
Para melhor atender à comunidade acadêmica, foram reformados sanitários, rampas e acessos, considerando os critérios de acessibilidade e, para oferecer maior segurança, foi executado o cercamento do campus. O local agora também conta com espaço para Atendimento ao aluno e servidores, com salas para enfermeiro, assistente social e psicólogo. Além das reformas, a Diretoria de Infraestrutura também instalou grupo de geradores no local, garantindo o funcionamento institucional e acadêmico em caso de falha no fornecimento de energia elétrica por parte da Concessionária.
O governador também assinará o documento de cessão do terreno do Estado que passará a ser o Centro de Formação em Saúde da UFSB. O espaço, que possui aproximadamente 26 mil m², já possui edificações que poderão ser reformadas para acelerar ainda mais o processo de construção do novo campus.
Policlínica
Também na oportunidade, o governador Rui Costa assinará a Ordem de Serviço para o início das obras da construção da Policlínica do Extremo Sul que saiu na frente ao criar o primeiro consórcio em saúde da Bahia.
O Consórcio tem a prerrogativa de permitir que os municípios envolvidos saibam, de forma objetiva, o que estão contratando em serviços. O investimento será sempre proporcional ao tamanho do município, além disso, a dinâmica entre o pedido do médico e a marcação de exame na Policlínica será feita sem intermediários, respeitando somente a urgência de cada caso.
Além disso, o consórcio será uma autarquia para assistência regionalizada de saúde, e funcionará em Teixeira de Freitas, cujos custos de funcionamento serão rateados na proporção de 40% para o Estado, e 60% entre os municípios consorciados, na medida do uso e população.
Numa entrevista anterior, o prefeito dr. João Bosco (que é medico) adiantou que é um novo tempo para a efetivação do direito a saúde em Teixeira de Freitas, pois, além de fornecer os serviços que já oferecem hoje para a comunidade de todo o extremo sul, o município terá condições de oferecer um atendimento e medicina de excelência para a comunidade. (Por redação do Alerta)